Página inicial > Ultimas Notícias > Alfabetização em Rede reúne dados para identifcar como as crianças têm sido alfabetizadas durante a pandemia

• Publicado: Terça, 11 de Agosto de 2020, 14h57

alfabetização em rede

A Universidade Federal do Pará (UFPA) é uma das 27 universidades públicas, em todo o país, que está participando da pesquisa "Alfabetização em Rede: uma investigação sobre o ensino remoto da alfabetização na pandemia Covid-19 e sobre a recepção da Política Nacional de Alfabetização (PNA)". O objetivo é saber como está sendo realizada a alfabetização das crianças durante a pandemia e conhecer como a Política de Alfabetização do governo federal é recebida pelos professores.

Representante da Associação Brasileira de Alfabetização e pesquisadora vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Inovação e Criatividade no Ensino Superior (PPGCIMES), criadora e coordenadora do Fórum de Alfabetização, Leitura e Escrita Flor do Grão Pará e do Laboratório Sertão das Águas: alfabetização, leitura, escrita, literatura infantojuvenil, cibercultura, formação e trabalho docente, a professora Elizabeth Orofino Lucio é a responsável pela pesquisa na Região Norte. Segundo ela, um dos intuitos do estudo é compartilhar experiências que viabilizam o processo de ensino-aprendizagem, por meio do diálogo contínuo entre alfabetizadores, pesquisadores e acadêmicos da graduação e da pós-graduação das Instituições de Ensino Superior (IES), envolvidas no projeto.

"O grupo de pesquisadores intitulado Alfabetização em Rede irá promover a criação de frentes de trabalho baseadas em pesquisas que envolvam o combate ao analfabetismo e a consolidação de políticas e práticas de alfabetização no país e no exterior. O Brasil é um país continental e com desigualdades e singularidades regionais. Sendo assim, é necessário que as pesquisas sejam desenvolvidas no nível macro, meso e micro para que seja possível uma amostra significativa da realidade brasileira em que os docentes sejam participantes diretos", explica Elizabeth Orofino Lucio.

Etapas da pesquisa - A Alfabetização em Rede é uma ação de um conjunto de pesquisadores do campo da alfabetização de todo o país que se une para realizar estudos quanti-qualitativos, e esta é apenas a primeira de algumas das pesquisas que serão realizadas. Entre as 27 universidades públicas de todas as regiões do Brasil que participam, estão: UFSJ, UEMG, UFRN, UFERSA, UFSM, UFMS, UFPEL, FURG, UFRJ, UFMA, UFPI, UFR, UNIPAC, UFPA, UNIFAP, UNIFESP, UNIMONTES, UFPE, UPE, UNIR, UFCAT, UFAPE, UFBA, UFRGS, URCA, UFC e UFAL.

A primeira fase da pesquisa segue até o final de agosto e constitui-se de um questionário do google forms, aplicado a docentes da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental. Após essa fase, os dados serão computados e analisados para posterior compartilhamento com pesquisadores do Brasil e do exterior.

"Já temos 9000 (nove mil) docentes de todas as regiões do país que participaram, sendo 1000 (mil) da Região Norte, mas precisamos que, até o final de agosto, mais docentes participem. Um primeiro elemento importante sobre a investigação é que contribuirá diretamente nas pesquisas sobre a alfabetização, refere-se à própria constituição da rede de pesquisadores. O projeto conseguiu reunir estudiosos e envolver instituições de todas as regiões do país, o que fortalece trocas de informação, conhecimentos e experiências relativas à alfabetização", afirma a professora Elizabeth Orofino Lucio.

Metas futuras - De acordo com a professora Elizabeth Orofino Lucio, após a conclusão de todas as etapas da pesquisa, terão início ações para pôr em prática os resultados obtidos. A ideia é ofertar palestras e/ou oficinas para as Secretarias Municipais e Estaduais de Ensino nas quais os docentes participaram do questionário e também para a comunidade em geral, de modo a divulgar e a disseminar o conhecimento produzido.

"Vamos realizar eventos de trocas de experiências relativas aos dados da investigação, de modo a fortalecer o vínculo entre as instituições parceiras. A participação das redes públicas de ensino é fundamental no sentido de se obter dados a serem analisados sobre a situação de cada rede participante, os quais poderão ser úteis para nortear a condução do processo de ensino remoto e do ensino pós-pandemia, no que diz respeito aos conteúdos da alfabetização", finaliza.

Pesquisa "Alfabetização em Rede: uma investigação sobre o ensino remoto da alfabetização na pandemia Covid-19 e sobre a recepção da Política Nacional de Alfabetização (PNA)"

Primeira etapa pelo questionário do google forms

Período: até o final de agosto de 2020

Texto: Maiza Santos - Assessoria de Comunicação da UFPA