Página inicial > Ultimas Notícias > PPGSP inicia série de bate-papos sobre segurança pública

PPGSP inicia série de bate-papos sobre segurança pública

• Publicado: Terça, 11 de Agosto de 2020, 15h07

Conversando PPGSP

Com o objetivo de democratizar e incentivar discussões a respeito de temas relativos à Segurança Pública, no dia 13 de agosto, das 18h às 20h, o Projeto 'Conversando sobre Segurança Pública de Forma Interdisciplinar' irá realizar um bate-papo com a temática "Vitimização de Mulheres". Promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública (PPGSP/UFPA), o bate-papo é também uma forma de difundir os resultados de pesquisas desenvolvidas no âmbito do Programa. Para participar, basta acessar a página do PPGSP.

O encontro faz parte de um ciclo de debates que irá tratar sobre temáticas relacionadas à atuação profissional em espaços chave para a melhoria da segurança pública. Entre as temáticas que serão discutidas, estão violência contra mulher, o trabalho e investigação policial, conflitos sociais, direitos humanos e cidadania. O intuito é incentivar a produção de conhecimentos sobre a área.

"A segurança pública, sem esquecer os problemas da pandemia, é um dos grandes desafios do Brasil. Crescentes indicadores de violência, com maior incidência de crimes violentos, fazem da segurança uma preocupação. Assim, a ausência de um debate mais profundo tem se mostrado um grande problema para formulação de propostas eficientes pelos governos e sociedade. A transformação da situação da segurança pública brasileira perpassa, necessariamente, pelo debate e pelas pesquisas alicerçadas ao rigor científico que só a academia pode firmar, como é o caso da UFPA", explica a professora Silvia Almeida, coordenadora do PPGSP.

De acordo com a professora, os bate-papos também buscam fomentar e ampliar a discussão e o aprofundamento de conhecimentos em Segurança Pública, gerando novos conhecimentos para atender principalmente às demandas regionais, nacionais e internacionais de ensino, pesquisa científica e extensão. As discussões são voltadas a estudantes de graduação, pós-graduação, profissionais da área de segurança pública e pesquisadores interessados pela temática, que poderão participar de qualquer lugar do mundo.

Conversando sobre Segurança Pública - Uma vez por semana, inicialmente pensado para durar quatro semanas, um grupo de profissionais da área de Segurança Pública egressos do PPGSP, sob a coordenação de um professor, irá discutir com outros profissionais, alunos e pesquisadores, temas emergentes que estão em consonância com as diretrizes da Área Interdisciplinar da Capes.

Iniciado sempre às 18h, por meio da plataforma Google Meet, o primeiro debate será sobre a Vitimização de Mulheres. Posteriormente, no dia 20 de agosto, o tema será 'Perícia e Investigação Policial'. No dia 27 de agosto, a discussão será sobre 'Mulheres e suas atuações nos Sistemas de Segurança Pública', e, em 2 de setembro, o tema tratado será 'Atuação Policial'.

"Nestes quatro encontros, os convidados debatedores são profissionais e pesquisadores egressos do PPGSP que atuam nos diversos órgãos dos sistemas de Segurança Pública do estado do Pará e que dominam os temas a serem debatidos. É importante, atual e necessário falar sobre esses assuntos, pois se trata de uma conversa e debate, a partir do olhar científico e profissional com a comunidade na busca de propor melhores caminhos e estratégias para combater tais problemas", explicou a professora Silvia Almeida.

Bate-papo com a temática "Vitimização de Mulheres".

Data: 13 de agosto

Hora: das 18h às 20h

Plataforma: Google Meet

Mais informações na página do PPGSP.

Texto: Maiza Santos - Assessoria de Comunicação da UFPA