Página inicial > Ultimas Notícias > Pesquisa avalia esforço físico, qualidade do sono e aptidão ao trabalho de fisioterapeutas durante a pandemia de Covid-19

• Publicado: Sexta, 14 de Agosto de 2020, 13h57

Pesquisa Fisioterapia covid19

Com o intuito de avaliar profissionais da saúde em relação aos seus níveis de esforço físico, condição do sono e aptidão ao trabalho diante das demandas que a pandemia vem exigindo, o Laboratório de Avaliação e Reabilitação das Disfunções Cardiovascular, Oncológica e Respiratória (LACOR), localizado no Hospital Universitário João de Barros Barreto, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH/UFPA) e à Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (FFTO), está realizando a pesquisa “Nível de atividade física, qualidade do sono e capacidade para o trabalho de profissionais de saúde atuantes na linha de frente no combate à pandemia de Covid-19”. Em sua primeira etapa, o estudo envolve fisioterapeutas que atuam ou atuaram no combate ao coronavírus.

O estudo surgiu no decorrer da pandemia, com a missão de adaptar o olhar de pesquisadores para o que o Brasil e o mundo estão enfrentando, em termos de saúde pública. Além disso, a ideia é caracterizar o perfil ocupacional desses profissionais e relacionar com as principais variáveis, para encontrar resultados que possam acrescentar informações científicas à academia.

"Sabemos que muitos esforços científicos estão sendo realizados para descobertas de vacinas e tratamentos de infectados, contudo optamos por investigar a saúde dos profissionais linha de frente contra a covid-19, por entender que esses trabalhadores estão enfrentando diariamente as altas exigências que a pandemia requer do sistema de saúde. Por esse motivo, resolvemos investigar as atividades desses profissionais, pois são indicadores de saúde que estamos habituados a estudar em nosso laboratório", afirmou o mestrando William Rafael Moraes, coordenador da pesquisa.

Os fisioterapeutas que participarem da pesquisa não precisam se identificar. Todos os dados coletados estarão sob completo sigilo, e os profissionais terão acesso aos contatos do coordenador da pesquisa para esclarecimento de eventuais dúvidas.

Sobre a pesquisa - Nesta primeira etapa, os fisioterapeutas poderão responder ao questionário eletrônico até 30 de novembro de 2020. A pesquisa irá analisar quantitativamente as informações por meio de instrumentos avaliativos que são utilizados internacionalmente. As respostas enviadas pelo questionário eletrônico serão usadas para classificar os profissionais quanto ao nível de atividade física (ativos ou inativos fisicamente), à qualidade do sono (boa ou má qualidade) e à capacidade para o trabalho (baixa, moderada, boa e excelente capacidade).

"A fisioterapia na área hospitalar, especialmente nas Unidades de Terapia Intensiva, ganhou notoriedade neste momento de pandemia, e muitas equipes hospitalares, que antes contavam com a atuação do fisioterapeuta restrita a 12 horas diárias, estenderam o serviço de fisioterapia para 24h. Essa ampliação da atuação do fisioterapeuta foi um dos principais motivos que nos fizeram escolher essa categoria profissional para iniciar a pesquisa", explicou a professora Laura Maria Tomazi Neves, orientadora da pesquisa.

Ainda de acordo com a professora, os profissionais de saúde formam uma categoria altamente predisposta a desenvolver distúrbios físicos e psicológicos, isso acontece porque são trabalhadores que costumam suportar grandes demandas de trabalho em condições emocionalmente estressantes. Em tempos de pandemia, esses fatores de risco ocupacional podem contribuir ainda mais para a inatividade física e aumento o risco de sedentarismo nessa população, tendo em vista que a rotina de trabalho muitas vezes impede a prática regular de atividade física.

Próximos passos - Após o período de respostas ao questionário, terá início a fase de análise estatística dos dados coletados e a escrita do texto científico pelos coordenadores da pesquisa. Para fins acadêmicos, o intuito é publicar as conclusões do estudo em periódico científico. Entretanto a intenção é que os resultados também estejam no alcance de todos, especialmente dos profissionais participantes. Dessa forma, será divulgado e publicado nos canais de comunicação que tenham interesse em reportá-los à sociedade.

"O objetivo é ampliar a análise para as demais categorias de saúde, como enfermeiros, médicos, técnicos e auxiliares de enfermagem, tendo em vista que todos esses profissionais que estão na linha de frente contra a Covid-19 também enfrentam demandas semelhantes. Para isso, está ocorrendo um planejamento com pesquisadores de outras categoriais de saúde, e os coordenadores da pesquisa estão à disposição para colaborações de pesquisadores, associações e conselhos das demais profissões da área", concluiu William Rafael Moraes.

Serviço:

Pesquisa “Nível de atividade física, qualidade do sono e capacidade para o trabalho de profissionais de saúde atuantes na linha de frente no combate à pandemia de Covid-19”.

Período: até 30 de novembro de 2020

Link para o questionário eletrônico.

Texto: Maiza Santos - Assessoria de Comunicação da UFPA