Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto Carga Viva divulga produção de alunos da Escola de Teatro e Dança

Projeto Carga Viva divulga produção de alunos da Escola de Teatro e Dança

• Publicado: Terça, 18 de Agosto de 2020, 13h13

ProjetoCargaViva01

A Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) da Universidade Federal do Pará(UFPA), por meio do Projeto de extensão “Carga Viva", coordenado pela professora doutora Karine Jansen, disponibilizou, na página do projeto, dez trabalhos que nasceram da experiência  do ensino e da aprendizagem com a  disciplina “Performance”, ofertada no curso de Licenciatura em Teatro.

Os temas dos trabalhos são diversos e abrangentes, permitindo que o público se surpreenda com o envolvimento dos artistas que tratam de ageísmo, transgênero, abusos sexuais, gordofobia, ritual, machismo e outros. Os textos foram produzidos após entrevistas com os performers e produção de material fotográfico e de vídeo.

ProejtoCargaViva02Os trabalhos foram selecionados pela sua relevância, criatividade, repercussão e circulação no meio acadêmico e na Etdufpa. São eles: "A Flor Manifesto ", de Leandro Haick; "Pelo que Sou", de Danielle Cascaes; "Censurados", de Odin Gabriel;" Um Segredo", de Souza; "Flores para Pietá", de Raphael Andrade; "Quem Pariu Matheus que o Embale", de Ana Paula Castro; "Gordosangria", de Ana Paula Negrão, Diego Leal, Andre Reis e Bruno Sousa; "Epiderme Reminiscente", de Thalia Santos; "Senhora do tempo", de Neire Lopes e "Porque me esquecestes?", de Isabela Valentina. Colaboraram com o projeto a professora Claudia Gomes  e os pesquisadores Raphael Andrade, Dani Cascaes e Larissa Latif.

“Escolhemos como campo teórico e para fins de análise de dados os estudos da performance. Os Estudos da Performance nascem historicamente do encontro entre Richard Schechner e Victor Turner, portanto dos estudos entre o teatro e a antropologia inaugurados na obra do teatro ao ritual e do ritual ao teatro, a seriedade humana de brincar, respectivamente dos autores citados. Portanto nossa metodologia elegeu a abordagem etnográfica onde o método qualitativo é a prioridade, observando o comportamento e valores dos sujeitos da pesquisa e seu contexto social, no caso resguardado nos limites impostos pelos autores da obra. Lançaremos mão da rede teórica elaborada por Richard Shechner para efeito de análise das obras artísticas desde que estas não calem a rede de significados elaborada pelos performers”, declara a coordenadora do projeto Carga Viva, Karine Jansen.

Licenciatura em Teatro - O curso completa, este ano, dez anos de existência. Durante esse período, no final de cada semestre em que a disciplina Performance é ofertada, os alunos-artistas apresentam suas criações, para refletir e teorizar sobre o campo dos estudos da performance, acompanhadas de um dossiê e um memorial do trabalho. Posteriormente, os trabalhos são publicados na página do Projeto.

Texto: Assessoria ETDUFPA/ICA/UFPA
Fotos: Projeto Carga Viva