Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Processos de progressão de docentes e progressão por mérito passam a ser inteiramente digitais
Início do conteúdo da página

Processos de progressão de docentes e progressão por mérito passam a ser inteiramente digitais

  • Publicado: Quinta, 20 de Agosto de 2020, 15h42

processos ufpa

Com a implantação do Processo Administrativo Eletrônico (PAE) na UFPA, por meio da Portaria 1405, de 04 de Junho de 2020, gradativamente, os processos estão deixando de tramitar no formato físico e passando a tramitar no formato eletrônico. Os primeiros processos da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep) que já estão sendo realizados em formato completamente digital são os de Progressão Funcional de Docentes e o de Progressão por Mérito dos Técnico-Administrativos em Educação.

Para solicitar abertura de um processo administrativo eletrônico, o usuário deve abrir uma chamada no Sistema de Atendimento ao usuário (SAGITTA), selecionando a unidade de protocolo responsável pelo atendimento da sua solicitação no catálogo de serviços do Arquivo Central e, posteriormente, selecionando o tipo (assunto) de processo. A documentação para a instrução do processo deve estar em formato PDF, com cada item documental do processo digitalizado em arquivos independentes.

A funcionalidade permite que os processos tramitem de modo mais ágil, prático e seguro, um avanço que ainda auxilia na redução de custos com material de consumo, como papel, toner, malote etc. Os processos serão inteiramente informatizados, não havendo mais a necessidade de impressão.

"Gradualmente, vamos incluir os demais processos. O avanço e a modernização trarão muitos benefícios. O servidor irá acompanhar todos os trâmites e despachos do seu processo, a segurança de não perder e/ou danificar o papel. Outra vantagem do novo sistema é a redução da pressão por espaço físico para arquivar os processos”, pontua o pró-reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, Raimundo Almeida.

Progressão por Mérito - O processo de Progressão por Mérito não precisa ser solicitado pelo servidor, ele já é realizado automaticamente quando o servidor atende às prerrogativas de 18 meses de efetivo exercício, desde que apresente resultado fixado em Programa de Avaliação de Desempenho. Apesar de não solicitar, o servidor pode acompanhar por e-mail a tramitação do processo e ter o conhecimento de qual mês será feita a progressão.

Texto e arte: Assessoria Progep

registrado em:
Fim do conteúdo da página