Página inicial > Ultimas Notícias > Escola de Aplicação realiza seminário para discutir educação remota e distanciamento social

• Publicado: Segunda, 24 de Agosto de 2020, 14h10

seifea

Nos dias 26 e 27 de agosto, a Escola de Aplicação da UFPA (EAUFPA) realizará, de forma remota, o II Seminário de Educação Infantil e Anos Iniciais da Escola de Aplicação (Seifea). Com o tema “Diálogos Educacionais para os Novos Tempos”, o evento tem como objetivo debater temáticas relacionadas à educação que ganharam destaque no período da pandemia.

“Esperamos fomentar os diálogos educacionais sobre temas emergentes deste período adverso, tais como o trabalho docente remoto, os vínculos de afeto em tempos de distanciamento social e os limites e possibilidades da relação tecnologias-aprendizagem”,  explica  a  professora Lanna Karina Rodrigues, coordeandora de Ensino Fundamental I e coordenadora do evento.

De acordo com a professora Nádia Pantoja, o Seifea, além de dar visibilidade para a escola, permite aos professores socializar e compartilhar o conhecimento produzido com outras esferas e instituições de ensino. “A importância da temática diz respeito à promoção de encontros potencializadores de importantes discussões para o campo educacional em tempos de pandemia. A Escola de Aplicação é referência no ensino, e muitos querem saber o que fazemos em nossa prática pedagógica diária”, ressalta a professora da EA que está na organização do seminário.

O evento é gratuito e voltado para profissionais da educação pública e privada e discentes de graduação e pós-graduação. O seminário será transmitido no YouTube e no Facebook. Inscritos no evento receberão certificado de 12h.

Programação - O evento começará às 9h do dia 26, com a conferência de abertura. Das 10h às 12h, será realizada a palestra “Trabalho docente e ensino remoto: retrocessos e resistências”. Das 15h às 16h45, o tema será “Educação especial/inclusiva e ensino remoto: há possibilidades?”.

No segundo dia, os temas são: “Saúde e afeto no período de distanciamento social”, das 9h às 10h50; “Limites e desafios da execução da alimentação escolar e as estratégias de Segurança Alimentar e Nutricional diante da pandemia”, das 10h às 12h; e “Cibercultura e TDICS: diálogos sobre alfabetização e experiências tecnológicas na formação docente”, das 15h às 16h45. Ao final de ambos os dias, será realizada apresentação cultural, a partir das 17h.

II Seminário de Educação Infantil e Anos Iniciais da Escola de Aplicação da UFPA

Data: 26 e 27 de agosto

Hora: 9h às 18h

Transmissão: YouTube e Facebook