Página inicial > Ultimas Notícias > Laboratório de Ensino da Matemática da Amazônia Tocantina oferta cursos de nivelamento em Matemática, Física e Química

• Publicado: Terça, 25 de Agosto de 2020, 15h35

PCNA Abaetetuba

Estão abertas as inscrições para os cursos on-line do Programa de Nivelamento em Matemática e Física Básica (PCNA) do Laboratório de Ensino da Matemática da Amazônia Tocantina (LEMAT/UFPA), Campus Abaetetuba. A partir das 18h, do dia 9 a 18 de setembro, o PCNA irá oferecer aulas de Matemática, Física e Química, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento social na região, por meio da educação interativa. Aos interessados, as inscrições podem ser feitas aqui.

Normalmente, o PCNA ampara mais de 3.000 alunos durante o ano e influencia positivamente os indicadores de aprovação nas engenharias da UFPA, comprovando que este tipo de projeto tem sido uma tática eficiente para o desenvolvimento de mais engenheiros no Brasil e, consequentemente, ajuda a suprir a demanda de tais profissionais. Agora de forma remota, o curso visa explorar o desenvolvimento das sequências didáticas no ensino e desenvolvimento de um conteúdo matemático mais acessível.

De acordo com o professor Osvaldo Barros, o projeto trabalha na produção de aulas criativas aplicando dinâmicas lúdicas que mostram aos estudantes ingressantes na universidade outra perspectiva em relação à vida profissional. Por isso, o curso on-line surgiu como uma alternativa para incentivar os alunos para retomarem seus estudos, mesmo em tempos de distanciamento social em virtude da Covid-19.

"O PCNA engaja e motiva o aluno-pesquisador a buscar o conhecimento e a ser autodidata. Embora a paralisação das atividades presenciais tenha feito com que muitos dos discentes se ‘acomodassem’, nosso objetivo é iniciar um novo ciclo de estudos e formações no projeto, principalmente para garantir a continuação da apresentação sobre a definição da Função Periódica e, assim, ser capaz de desenvolver uma sequência didática para ensinar com maior facilidade tal conteúdo", expõe o professor.

Cursos com inscrições abertas - As atividades propostas serão realizadas em três etapas: a primeira corresponde à seleção e capacitação dos monitores; a segunda trata da implementação das ações de nivelamento e a terceira será o atendimento de suporte aos alunos no sistema de “tira dúvidas”.

A princípio, o curso será oferecido em três momentos, sendo cada um deles baseado em uma temática. A primeira ocorre de 9 a 11 de setembro e terá como tema "Estudo de Matrizes e Determinantes. A segunda será sobre "Básica física: Conceitos e exercícios". Já a terceira explica "Como desenvolver uma sequência didática para ensinar função períodica".

Para os alunos da Universidade Federal do Pará, as inscrições são gratuitas. Já para graduandos de outras instituições e profissionais da educação e pós-graduandos,  o investimento é de R$ 10,00. As inscrições podem ser feitas aqui. O link para plataforma de acesso será enviado para os inscritos pelo e-mail cadastrado.

LEMAT -  O Laboratório de Ensino e Matemática da Amazônia Tocantina é um espaço de desenvolvimento de metodologias e estudos das práticas de ensino da Matemática, com propósito de atender aos alunos dos cursos de licenciatura, professores das escolas públicas e privadas e alunos do ensino fundamental e médio.

"O objetivo do porjeto é contribuir para a melhoria da formação inicial e continuada de professores, promovendo a integração das atividades de ensino, pesquisa e extensão, a partir de difundir uma nova concepção de matemática como instrumento de cidadania e inserção social, compreendida como linguagem e área de conhecimento científico que possibilita a articulação interdisciplinar", afirma Osvaldo Barros, professor da UFPA.

Serviços:

Cursos on-line de Nivelamento em Matemática e Física básica (PCNA).

Data: 9 a 11 de setembro

Hora: a partir das 18h

Local: Plataforma Google Meet

As inscrições podem ser feitas aqui