Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA integra programa do Mercado Livre focado no fortalecimento de negócios de impacto no país

• Publicado: Quinta, 27 de Agosto de 2020, 14h54

UFPA Foto Thiago Pelaes drone 0004

A fim de fortalecer a agenda de investimentos e negócios de impacto na América Latina, o Mercado Livre reuniu organizações do ecossistema, entre elas a Universidade Federal do Pará, por meio da sua Agência de Inovação Tecnológica, para estruturar conteúdos de apoio aos empreendedores e às entidades que os desenvolvem. Com encontros, mentorias e conteúdos práticos on-line, de julho a setembro, a segunda edição do programa foca em estratégias de acesso ao mercado e à comercialização com as experiências do Mercado Livre e de organizações empreendedoras como Giral, Éditodos e Semente de Negócio.

"Em meio a tantas crises, a pandemia tem evidenciado com vigor a importância de empreendimentos que harmonizem resultados financeiros e objetivos socioambientais, de modo que unir expertises e recursos é fundamental para acelerar a difusão dessa lógica e  melhorar os resultados dessas organizações", aponta o coordenador de Empreendedorismo da Universitec, professor José Augusto Lacerda, convidado pela organização para integrar o programa.

Ao longo do programa, a Universitec e as organizações destacadas no campo, como Yunus & Youth, Imaflora, Instituto Socioambiental, Plataforma Parceiros pela Amazônia, Banko e Climate Ventures, tiveram a oportunidade de refletir sobre suas práticas, socializar aprendizados e propor soluções para desafios comuns aos negócios de impacto, trilhando uma jornada de construção compartilhada de um conteúdo que promete ser muito útil para os empreendedores sociais do país.

“O reconhecimento reflete a consistência dos projetos realizados pela Universidade nessa seara, bem como sua capacidade de articulação com o setor produtivo e com outros atores do ecossistema de impacto social", afirma a coordenadora do Programa de Incubação de Empresas de Base Tecnológica (PIEBT), Iara Neves. “O que tende a aumentar ainda mais com o lançamento da UFPA de Impacto, plataforma desenvolvida no Ashoka Commons América Latina 2019/2020, programa de institucionalização da inovação social no ensino superior”, complementa Iara Neves.

Ao final, os negócios participantes terão sua estratégia comercial alavancada e passarão por um processo seletivo nacional. Os melhores colocados concorrerão ao Prêmio Empreender com Impacto junto a outros finalistas da América Latina. Os três vencedores receberão capital para impulsionar ainda mais a geração de impacto positivo dos seus negócios.

Conquistas - Inserida no ecossistema de impacto nacional, a Universitec acumula conquistas, como o Prêmio ICE, em 2016; o Prêmio de Boas Práticas de Incubação e Aceleração de Impacto, em 2019; a criação do Prêmio Negócios Sustentáveis durante o Desafio Inove+, em 2017, e a evolução para categoria, em 2019; e a criação de três Times Enactus pelo Pará, sendo o Time Enactus UFPA o atual bicampeão de empreendedorismo social do Brasil.

Texto: Orlando Haber - Ascom Universitec
Foto: Thiago Pelaes