Página inicial > Ultimas Notícias > Aluno de Engenharia Mecânica da UFPA é contemplado em programa de bolsas para mestrado na França

• Publicado: Quinta, 27 de Agosto de 2020, 15h35

George Mestrado França

A Embaixada da França no Brasil concedeu, para alunos brasileiros admitidos no Master 2, 30 bolsas de mestrado em instituições francesas. A bolsa foi criada com a finalidade de promover a mobilidade de estudantes brasileiros para a França, apoiar o recrutamento dos melhores estudantes com o objetivo de continuação em doutorado na França e reforçar a dimensão internacional dos estabelecimentos de ensino superior franceses.

Um dos alunos admitidos, George Oliveira, é da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da UFPA. Ele estudará na Escola Geral de Engenharias (EIGSI) em La Rochelle e participará, após o fim da pandemia, de um projeto na Comissão de Energia Atômica e Energias Alternativas.

“Neste projeto, pretendemos construir um coletor de energia híbrido solar-termoeléctrico baseado em nanofluidos magnéticos. É um coletor térmico solar de prova de conceito que aproveita as vantagens das múltiplas funcionalidades dos nanofluidos. Ela envolve as característica de absorção de radiação, transferência de calor e termoeletricidade”, explica George.

George Mestrado França02Após ter conhecimento do programa de bolsas por meio de divulgação da Pró-Reitoria de Relações Internacionais da UFPA, George contou com o incentivo e apoio de dois professores para  sua inscrição. “Um dos apoios mais fundamentais foi do professor Sérgio Custódio. Como ele já tinha a experiência de estudar na França como aluno na ENSAM, no momento em que eu estava pensando em não me inscrever, ele insistiu dizendo que, caso eu não fosse selecionado, pelo menos ganharia experiência no processo de seleção”.

Outro incentivador importante foi o professor Rene Gonçalves, que escreveu a carta de indicação para Sawako Nakamae, coordenadora do projeto de que George participará.  “Ele sempre deixou claro que é muito importante para o engenheiro sair da sua zona de conforto e ter uma experiência internacional e de indústria. Ele sempre dizia: ‘se tem oportunidade, vai’”, lembra.

Experiência internacional - Segundo George, os estudos na França, com a bolsa, serão importantes pela diferença do método de ensino aplicado e pela possibilidade de uma maior vivência do estudante com o setor industrial da sua área.

“Esse tipo de experiência é uma das mais gratificantes que estou tendo, porque você se torna independente, estuda um novo método de ensino, tem experiência cultural, experiência científica e faz amigos do mundo todo, com culturas diferentes. E este tipo de experiência foi e está sendo muito importante para o meu pensamento crítico. E também me fez ver que a UFPA, como instituição, não está atrás dos centros educacionais franceses”.

“A minha expectativa aqui no programa são as mais altas. Poder agregar conhecimento científico e tecnológico, estudar e descobrir algo novo na ciência básica ou uma nova aplicação no setor industrial é algo fascinante de se pensar”, concluiu o discente, que também já cursou Master 1 no país.

Texto: Rafael Miyake - Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Arquivo pessoal