Página inicial > Ultimas Notícias > Consepe aprova a criação de novos programas de pós-graduação na UFPA

Consepe aprova a criação de novos programas de pós-graduação na UFPA

• Publicado: Sexta, 28 de Agosto de 2020, 14h53

Pós graduação UFPA 1

O Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão da UFPA (Consepe) aprovou, nesta sexta-feira, 28 de agosto, a criação de mais três programas de pós-graduação a serem ofertados pela Instituição. Com eles, a Universidade Federal do Pará passa a ter 102 programas de pós-graduação com cursos de mestrado e doutorado, em níveis acadêmico e profissional. Os programas aprovados são nas área de Biologia, Direito e Engenharia, sendo que os dois primeiros funcionarão em Belém; e o outro, em dois campi do interior, a saber Ananindeua e Abaetetuba. Todos os programas foram previamente aprovados pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (Capes).

Os programas aprovados são o Programa de Pós-Graduação em Farmacologia e Bioquímica, níveis de mestrado e doutorado acadêmico, que funcionarão no Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFPA; o Programa de Pós-Graduação em Direito e Desenvolvimento na Amazônia, com o curso de Mestrado Profissional, ofertado pelo Instituto de Ciências Jurídicas; e o Programa de Pós-Graduação em Ciências e Engenharia de Materiais, em nível de mestrado acadêmico, sediado nos campi de Ananindeua e Abaetetuba. Com esta aprovação, a UFPA avança na interiorização da pesquisa na Amazônia, fato destacado, inclusive, pelos representantes no Consepe dos campi interessados, os professores Flávio Andrade, do Campus de Abaetetuba, e Alcy Favacho, do Campus de Ananindeua, que, na ocasião, ressaltaram a importância da conquista.

Crescimento - A relatora dos processos, Iracilda Sampaio, também pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA, declarou-se emocionada com todas as aprovações alcançadas, as quais revelam o crescimento da instituição mesmo em tempos de pandemia.

O reitor Emmanuel Tourinho afirmou que os novos programas fortalecem a UFPA, que já ocupa posição entre as dez instituições com maior número de programas de pós-graduação no país. “Isso comprova que a Universidade Federal do Pará continua crescendo e alcançando novos patamares de qualidade acadêmica e científica. Nossas propostas de cursos novos têm tido êxito graças à qualidade com que chegam à Capes, e isso é motivo de muito orgulho para todas as pessoas na UFPA”, ressaltou.

A previsão é a de que os novos cursos tenham início em 2021, após a seleção de candidatos,.

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução Google