Página inicial > Ultimas Notícias > IV Encontro de Estágio Supervisionado ocorre a partir da próxima terça-feira, dia 1º

• Publicado: Sexta, 28 de Agosto de 2020, 15h20

Encontro Estágio Supervisionado

Promovido pela Coordenação de Estágio Supervisionado da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Pará (FAED/UFPA), o IV Encontro de Estágio Supervisionado está com inscrições abertas. O evento vai ocorrer, virtualmente, na próxima semana, 1º e 2 de setembro, sob a temática “Diálogo Interinstitucional sobre formação de professores e estágio supervisionado em tempo de pandemia”. Para participar, basta preencher o formulário on-line, gratuitamente. A programação será transmitida pela página da FAED no Facebook, no canal na plataforma YouTube, e os inscritos receberão certificados de participação de 12 horas.

O evento tem como objetivo problematizar a qualidade da formação de professores e a importância do estágio como um campo formativo acadêmico necessário para os futuros docentes. Além disso, visa promover a integração da FAED/UFPA com outras entidades e instituições, fortalecer e consolidar a formação de educadores com a contribuição das instituições parceiras e de pesquisadores da área e compartilhar experiências e discutir como tem sido o atendimento educacional neste período de isolamento social, na articulação entre a garantia do direito à educação e a garantia do direito à vida.

De acordo com a professora Zenilda Botti, coordenadora de Estágio Supervisionado da FAED, a demanda pela discussão sobre o estágio no período da pandemia de Covid-19 tem desafiado os gestores das Instituições de Ensino Superior, os professores formadores e os próprios estudantes.

“Desde o início do isolamento social e da suspensão das aulas, cessaram as atividades acadêmicas nas universidades, o que afetou um dos componentes curriculares mais presentes nos cursos de formação de professores, que é o estágio. Precisamos pensar em alternativas de viabilizar a continuidade dessas atividades teórico-práticas com o auxílio da tecnologia, logo, neste evento, queremos socializar experiências bem-sucedidas e aprender com outras instituições, entidades e com o sistema público de saúde sobre como estão atuando neste período de pandemia”, explica a docente.

Entre as temáticas que serão abordadas nos webinários do evento, estão: “A construção histórica do Estágio no Movimento de defesa da qualidade na formação dos profissionais da educação”; “A educação básica em tempo de pandemia e a garantia do direito à educação”; “Qualidade na formação de professores e estágio supervisionado em tempo de pandemia” e “A relação teoria-prática no estágio supervisionado do curso de Pedagogia da UFPA”.

Inscrições - Para se inscrever, os interessados devem preencher seus dados pessoais no formulário on-line. O público-alvo do evento são os professores formadores, pesquisadores da área, gestores públicos, estudantes do ensino superior e demais interessados nos temas das palestras. Os inscritos poderão interagir por meio dos comentários na live no Facebook para fazer perguntas, esclarecer dúvidas e dar contribuições aos debates. Ao final do evento, o vídeo ficará disponível para o público na página da FAED e os certificados serão enviados para o endereço de e-mail registrado no ato da inscrição.

IV Encontro de Estágio Supervisionado

Data: 1º e 2 de setembro

Local: Página da FAED no Facebook e canal na plataforma YouTube.

Inscrições: pelo formulário on-line, gratuitamente.

Mais informações sobre o evento podem ser conferidas aqui.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgacão