Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto Apoiar divulga série de vídeos para esclarecer dúvidas e mitos relacionados à epilepsia
Início do conteúdo da página

Projeto Apoiar divulga série de vídeos para esclarecer dúvidas e mitos relacionados à epilepsia

  • Publicado: Segunda, 31 de Agosto de 2020, 13h38

conscientiza epilepsia

Em celebração ao dia 9 de setembro, data em que se comemora o Dia da Conscientização Latino-Americano de Epilepsia, o Projeto de extensão Apoiar, da Universidade Federal do Pará (UFPA), irá realizar o "Conscientiza Epilepsia", de 3 a 9 de setembro. O evento será uma forma de divulgação da doença para que pais, cuidadores e profissionais da área da saúde possam conhecer mais sobre o assunto. Os interessados podem acompanhar a programação gratuitamente pelo perfil do Grupo de Estudos Avançados em Psicologia Evolucionista (Geape).

Instituído há 20 anos, durante o I Congresso Latino-Americano de Epilepsia, a data comemorativa visa destacar os problemas enfrentados por quem tem epilepsia, suas famílias e seus cuidadores, a fim de desmistificar o preconceito ainda existente em relação à comorbidade. O evento foi emblemático para a América Latina, pois, pela primeira vez, a International League against Epilepsy organizou o evento para difundir toda a informação disponível sobre a epilepsia pir meio dos meios de comunicação, contribuindo para incrementar a consciência social sobre a doença. E, seguindo esse objetivo, o "Conscientiza Epilepsia" busca ajudar na divulgação dos fatores importantes da doença, buscando tirar dúvidas e disseminar informações sobre uma das condições mais antigas que atingem o ser humano.

"Visamos realizar ações de intervenção integrada multiprofissional, dirigidas às pessoas vivendo com epilepsia, intervindo diretamente com pais, cuidadores e familiares, justamente para torná-los parte integrante do tratamento clínico-nutricional das pessoas com epilepsia e protagonistas nas ações necessárias ao tratamento", afirma Gabriela Peniche, aluna do Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Comportamento (PPGNC/UFPA). A ação contará com a coordenação das professoras Dra. Regina Célia Gomes de Sousa (in-memoriam) e Dra. Silene Maria Araújo de Lima.

Você sabia? A epilepsia é uma alteração temporária e reversível do funcionamento do cérebro, que, durante alguns segundos ou minutos, faz com que uma parte do cérebro emite sinais incorretos, que podem ficar restritos a esse local ou espalhar-se. Se ficarem restritos, a crise será chamada de parcial; se envolver os dois hemisférios cerebrais, de generalizada. Por isso algumas pessoas podem ter sintomas mais ou menos evidentes de epilepsia, não significando que o problema tenha menos importância se a crise for menos aparente.

De acordo com a aluna de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Comportamento (PPGNC/UFPA) Gabriela Peniche, entender como a doença se desenvolve e como afeta o corpo ajuda na prestação da assistência básica a um paciente, além de diminuir o impacto que uma crise convulsiva possa vir a provocar.

"É muito importante falar sobre epilepsia, principalmente por ser uma patologia que tem múltiplos fatores. Após muita discussão, resolvemos que a mensagem que queríamos passar não poderia se calar, pois, mesmo que a pandemia tenha trazido uma nova realidade, as pessoas com epilepsia continuam tendo crises e as pessoas ao redor continuam sem informações mínimas que possam proporcionar um auxílio básico àqueles que precisam", afirma.

Programação - O evento será composto por seis vídeos, que seguirão uma ordem, trabalhando o conceito de epilepsia, seus tipos, aspectos psicológicos e todos os tipos de tratamento. A ideia é que os profissionais de cada vídeo possam falar algum tema específico de uma forma leve e que todos possam entender.

Além disso, para finalizar as atividades, será realizada uma live no dia 9, tendo como convidada Marcela Gregório, nutricionista e membro da Associação Brasileira de Epilepsia. A live visa abordar aspectos relacionados à dieta cetogênica, o último tratamento utilizado para epilepsias refratárias ao tratamento medicamentoso.

Serviços:

Conscientiza Epilepsia

Data: de 3 a 9 de setembro

Hora: a partir das 18h

Plataforma de acesso: Instagram do Geape 

Texto: Gilberto Moura - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página