Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto de Extensão da UFPA promove a difusão da literatura paraense por meio de podcasts

• Publicado: Quarta, 02 de Setembro de 2020, 14h00

PodCast Chibé

Com o objetivo de entrevistar autores paraenses de literatura e pesquisadores da área para dar mais visibilidade à Literatura Paraense, o professor Abílio Pacheco, da Faculdade de Letras - Língua Portuguesa, do Campus de Bragança da Universidade Federal do Pará, iniciou o Projeto de extensão “Podcast de Literatura da Amazônia Paraense: a gente não quer só chibé”. A iniciativa já conta com cinco episódios, que podem ser acessados aqui ou por meio das plataformas Spotify e Google Podcast.

A ideia de produzir o podcast surgiu do próprio professor Abílio Pacheco, a partir de experiências pessoais anteriores e orientações normativas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que visam inserir os alunos em ambientes virtuais como cidadãos digitais. Esse uso intensivo de meios virtuais foi um fator importante para a criação do podcast, pois, de acordo com o docente, as pessoas estão cada vez mais imersas nas redes sociais e no mundo digital.

“É importante que o estudante de Letras, que será professor mais adiante, comece a conviver como produtor nesses meios digitais e não apenas como alguém que vai entender e analisar essa linguagem”, afirma. O podcast conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFPA, por meio da bolsa Pibex.

A gente não quer só chibé - O podcast é realizado no formato de entrevista com os autores paraenses e pesquisadores. Nos cinco programas que já foram ao ar até hoje, a bolsista de extensão Sharinna Maia já entrevistou Alfredo Garcia, escritor paraense de Bragança; Karla Ferreira, que fez um trabalho de mestrado sobre a obra de Alfredo Garcia; Francisca Cerqueira, poetisa da região de Marabá que aborda a temática do feminismo; Rosenilde Oliveira, que está produzindo um Trabalho de Conclusão de Curso sobre Francisca Cerqueira; e, mais recentemente, Diego Wayne, autor de obras como “O Coração do Unicórnio”.

Para o professor, é fundamental propagar e popularizar a literatura paraense, pois trata de uma literatura com proximidade, imersa na cultura e na realidade socioeconômica da população. Além disso, o projeto também proporciona a divulgação científica de muitos trabalhos produzidos por pesquisadores da UFPA e de outros lugares do Brasil. Na dinâmica do podcast, os autores falam mais sobre suas obras, em especial a que é objeto de estudo do pesquisador, e os pesquisadores comentam os caminhos que os levaram para a pesquisa concluída ou em andamento.

Para acessar a playlist com os cinco programas disponíveis no Spotify, clique aqui.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação Projeto