Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Gepem comemora 26 anos de criação com ciclo de lives sobre feminismos, mulheres e gênero
Início do conteúdo da página

Gepem comemora 26 anos de criação com ciclo de lives sobre feminismos, mulheres e gênero

  • Publicado: Quinta, 03 de Setembro de 2020, 15h23

gepem

Em comemoração aos 26 anos de criação do Grupo de Estudos e Pesquisas “Eneida de Moraes” sobre Mulher e Relações de Gênero (Gepem), irá ocorrer uma série de lives com foco nas temáticas que norteiam as diversas linhas de pesquisa do grupo. O primeiro bate-papo, organizado pela linha de pesquisa 'Gênero, feminismos e Interseccionalidade', será nesta sexta-feira, 4 de setembro, às 19h, e irá tratar sobre “Feminismos na América Latina: debates, lutas e resistências”. A transmissão será no Facebook do Gepem.

O objetivo da ação do Gepem é realizar atividades educativas, informativas e de produção de conhecimento para contribuir com o debate e o enfrentamento das violências que permeiam as relações de gênero. A ideia do ciclo de debates surgiu da proposta de que as sete linhas de pesquisas que o grupo possui apresentassem uma atividade em forma de live para celebrar seu aniversário de criação. Deste modo, cada linha escolheu um tema vinculado a sua área de pesquisa.

"Ao longo desses 26 anos, o Gepem problematizou a noção de sujeito universal, mostrando o caráter hierárquico da construção de feminilidades e masculinidades. Revelou uma multiplicidade de práticas e representações de mulheres e homens, pautadas em diferenças, como étnicas, raciais, status e classe social, geração, sexualidade e orientação religiosa, para destacarmos apenas alguns dos principais marcadores. Os eventos periódicos realizados pelo Gepem sempre se  estenderam além dos muros da UFPA, congregando a comunidade de forma ampliada", afirma a professora Telma Amaral, uma das coordenadoras do Grupo.

Ainda de acordo com a professora Telma Amaral, o Gepem possibilita a acumulação de experiências e o compromisso dos pesquisadores em agregar, dar visibilidade, produzir  e estimular o debate relativo às questões da diversidade de gênero na Amazônia. Como consequência, isso tem ampliado a divulgação dos resultados de pesquisas em publicações impressas, eletrônicas e em mídia digital.

Ciclo de debates - Ao longo do mês de setembro, serão realizadas várias lives comemorativas, cuja divulgação será feita semanalmente. A primeira transmissão irá tratar sobre “Feminismos na América Latina: debates, lutas e resistências”, às 19h, no dia 4 de setembro. O evento vai dialogar sobre o campo do feminismo latino-americano, dando visibilidade às suas lutas e resistências na atual conjuntura política, social e cultural. A live será no Facebook do Gepem.

A temática da mesa será abordada  com base nas seguintes questões geradoras: 'Qual a importância dos feminismos vividos na América Latina?', 'Quais os desafios presentes na atual conjuntura social?' e 'Quais as estratégias para enfrentar?'. A mesa será composta por Victoria Aldunate Morales (Chile): “lesbofeminista antirracista Tierra y Territorio”; Adriana Guzman (Bolívia): “Feminismo Comunitario Antipatriarcal de Bolivia y Feministas del Abya Yala”; e Claudia Korol (Argentina): “Pañuelos en Rebeldia y Feministas del Abya Yala”.

"Hoje, num ano atípico de isolamento social, de atropelo às lutas democráticas, com políticas destrutivas dos direitos humanos, com grande evidência de casos de violência contra mulheres, negros, e acúmulo de casos de desigualdade, está sendo um outro exercício de experiências usar a tecnologia de acesso ao público para transferir conhecimentos. Esses debates on-line levam colegas, alunas e alunos que estão no mesmo barco de aprendizagem de saberes e práticas a reorganizar as agendas presenciais e conferir novo formato à luta, que se fortalece a cada embate", garante Telma Amaral.

Já no dia 14 de setembro, das 14h às 15h30, pela plataforma Google Meet, será a vez de a linha de pesquisa 'Gênero, Saúde e Violência' realizar a mesa “Saúde e Enfrentamento da Violência contra as Mulheres”. Para participar, é necessário se inscrever pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. As convidadas para o debate são Laura Quadros (UERJ); Shirley Macedo (Univasf) e Ana Cleide Moreira, com mediação da professora Adelma Pimentel, que irão examinar vários ângulos do sofrimento a que as mulheres estão submetidas no contexto da pandemia da Covid-19. Haverá certificado.

O debate visa  problematizar com as mulheres, as dinâmicas envolvidas no seu processo emancipatório e no exercício dos vários papéis culturais: cuidadora, chefe de família, empresária, administradora, provedora de serviços, objetivando preservar a qualidade de vida saudável.

"Na vida das mulheres, se aceleram as manifestações de ansiedade, medo e pânico, insônia, ingestão de álcool, negligências, agressividade, agressão e abandono. Ironicamente, o lar deixa de ser o lugar de segurança, em várias situações nunca foi, por exemplo, na precariedade habitacional que leva a amontoar pessoas em único cômodo, sem água encanada e banheiro. Portanto são vários os gatilhos que afetam a estabilidade emocional das mulheres que vivenciam situação de violência de gênero", aponta a professora Adelma Pimentel, uma das coordenadoras da linha “Gênero, Saúde e Violência”.

Posteriormente, ainda serão realizadas lives sobre Repercussões da pandemia para o desenvolvimento sustentável na perspectiva de gênero, dia 18/9; Gênero e literatura negra, dia 22/9; Masculinidades em cena, dia 25/9; e Literatura indígena, dia 29/9.

GEPEM - No dia 27 de agosto de 1994, registrou-se formalmente a criação do Grupo de Estudos e Pesquisas “Eneida de Moraes” sobre Mulher e Relações de Gênero (Gepem). Desse período em diante, ocorreu a integração ao Gepem de pesquisadoras do tema, favorecendo o planejamento e a realização de inúmeras atividades, envolvendo estudos e pesquisas, no âmbito da universidade e também fora dele, num diálogo com coletivos de mulheres, o que ampliou e fortaleceu as ações do grupo.

Desde 2013, houve um rearranjo nas linhas de pesquisa do Gepem, estruturadas em sete eixos: Mulheres e Participação Política; Mulheres, Relações de Trabalho, Meio Ambiente e Desenvolvimento; Gênero, Identidade e Cultura; Gênero, Arte e Literatura; Gênero, Saúde e Violência; Gêneros, Corpos, Sexualidades; Gênero, Feminismos, Interseccionalidade.

Serviço:

Ciclo de debates do Gepem

"Feminismos na América Latina: debates, lutas e resistências"

Dia: 4 de setembro de 2020

Hora: 19h

Local: Facebook do Gepem

"Saúde e Enfrentamento da Violência contra as Mulheres"

Data: 14 de setembro

Hora: 14h às 15h30

Local: Google Meet

Inscrições: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Texto: Maiza Santos - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página