Página inicial > Ultimas Notícias > Consad aprova Relatório de Gestão de 2019

Consad aprova Relatório de Gestão de 2019

• Publicado: Sexta, 04 de Setembro de 2020, 14h51

RELATÓRIO INTEGRADO 2019

O Relatório de Gestão da Universidade Federal do Pará, exercício 2019, foi aprovado na primeira reunião extraordinária do Conselho Superior de Administração da UFPA (Consad) do ano de 2020, realizada no dia 27 de agosto. O documento representa, além da transparência das ações, o principal meio de prestar contas para a sociedade acerca do que a Instituição executa com recursos públicos e das principais atividades desenvolvidas pela UFPA no ano passado. O processo de elaboração foi conduzido pela Proplan, com os encaminhamentos à Reitoria e, consequentemente, ao Consad.

O documento apresenta informações relacionadas à visão geral organizacional e ao ambiente externo da UFPA, aos aspectos sobre governança e riscos, aos principais resultados alcançados no ano e às informações orçamentárias e contábeis.

Na mensagem do dirigente, o reitor Emmanuel Zagury Tourinho destacou os resultados alcançados no ensino, na pesquisa, na extensão e na interação com setores diversos da sociedade. No ensino de graduação, o aumento no Índice Geral de Cursos (IGC) foi destacado, juntamente com a nova queda na taxa de evasão e uma das mais elevadas taxas de sucesso entre as universidades federais. Na pós-graduação e pesquisa, houve a oferta de sete novos cursos de doutorado e sete novos cursos de mestrado, e  indicadores crescentes de publicação científica (cerca de cinco mil artigos em 2019) e de impacto (especialmente, o avanço das citações em revistas indexadas na Web of Science). O reitor ressaltou ainda os avanços na extensão e o crescimento no número de programas, projetos e bolsas.

Desde o ano de 2018, o Relatório de Gestão vem sendo apresentado no formato de Relato Integrado, com as informações organizadas utilizando um projeto gráfico atrativo e uma linguagem mais acessível e objetiva. Para colocar este novo modelo em funcionamento, em 2019 houve a realização do curso Relato Integrado e Construção de Infográficos e do VIII Encontro sobre o Relatório de Gestão para os servidores responsáveis pelos relatórios das unidades.

Prazo prorrogado - Este ano, o Tribunal de Contas da União (TCU) postergou por mais 90 (noventa) dias as datas limite para que as Unidades Prestadoras de Contas enviassem o Relatório e as demais peças integrantes das prestações de contas do exercício de 2019, considerando os reflexos da pandemia sobre o funcionamento dos órgãos públicos. Por este motivo, o prazo concedido pelo TCU para envio do Relatório foi prorrogado até 31/08/2020.

Após aprovado pelo Consad, o Relatório de Gestão - Exercício 2019 foi enviado ao TCU, por meio do sistema e-contas. Inserido no Processo de Contas Ordinárias e sendo peça obrigatória de prestação de contas ao TCU, o Relatório foi consolidado a partir dos relatórios das unidades da UFPA.

Para mais informações sobre o Relatório de Gestão de 2019 e dos anos anteriores, acesse a página da Proplan.

Texto: Divulgação Proplan
Arte: Priscila Santos - Mkt Ascom/UFPA