Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA renova convênio de parceria com a Secult por meio da Faculdade de Artes Visuais

• Publicado: Terça, 08 de Setembro de 2020, 17h59

primavera de museus abertura assinatura convênio

Já está em vigor o termo de cooperação técnica firmado entre a Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Faculdade de Artes Visuais (FAV), e a Secretaria de Cultura do Estado (Secult). O extrato do convênio foi publicado na última semana, tanto no Diário Oficial da União (DOU) quanto no Diário Oficial do Estado (DOE). A formalização do termo de cooperação técnica marca a retomada, depois de oito anos, da parceria que agora, além do ensino, inclui também ações nas áreas de pesquisa e extensão.

A professora Ana Cláudia Melo, diretora da FAV, explica que, no passado, já houvera uma parceria com a Secult, que vigorou entre 2007 e 2012, a partir de quando não houve mais renovação do convênio. “O que só mudou com a nova gestão à frente da Secult, quando o assunto foi tratado em audiência no dia 11 de julho de 2019, com a secretária de Cultura do Governo do Estado do Pará, Úrsula Vidal, que, de imediato, expressou a sua intenção de retomar as atividades técnicas entre a FAV e a Secult”, relembra.

O processo com o termo de cooperação técnica foi, depois desta audiência, formalizado e tramitou tanto na UFPA, em diversas esferas, sendo analisado, inclusive, pela Procuradoria Geral da União e pelo Setor de Propriedade Intelectual, quanto na Secult, pela Assessoria Jurídica, que se manifestou pela legalidade do termo. Ainda em 2019, o convênio chegou a ser assinado simbolicamente durante a abertura da Primavera dos Museus, sendo a UFPA representada pelo vice-reitor, o professor Gilmar Pereira (foto). Em 2020, os trâmites foram concluídos e o convênio formalizado.

Para a professora do Curso de Museologia Carmen Silva, a retomada da cooperação técnica com a Secult é de extrema importância para as áreas da Cultura e das Artes no Pará. “Este termo é uma conquista porque abre a possibilidade para que o governo do estado e a UFPA, a princípio por meio da FAV, possam não apenas oferecer estágios supervisionados a estudantes dos cursos da faculdade, mas também, sobretudo, desenvolver, em parceria, uma política de produção de conhecimento sobre a cultura, arte e patrimônio”, avalia.

A parceria prevê várias ações nos âmbitos do ensino, da pesquisa e da extensão. Entre as quais, a realização de estágio supervisionado curricular em espaços da Secult aos discentes dos cursos de Museologia, Artes Visuais, Cinema e Audiovisual e de Tecnologia em Produção Multimídia. Outras possibilidades abertas com a parceria são as realizações de visitas técnicas de alunos e professores dos cursos da FAV às unidades culturais/museológicas do estado e, ainda, permitir que a Universidade realize pesquisas e oferte eventos de aperfeiçoamento e qualificação em Artes Visuais, Cinema e Audiovisual, Museologia e Tecnologia em Produção Multimídia aos servidores da Secult.

Texto e imagem: Divulgação FAV