Página inicial > Ultimas Notícias > Sistema Inteligente Multimodal da Amazônia recebe ônibus elétrico

Sistema Inteligente Multimodal da Amazônia recebe ônibus elétrico

• Publicado: Quarta, 09 de Setembro de 2020, 17h07

Mobilidade Elétrica 01

A Universidade Federal do Pará (UFPA) está desenvolvendo o "Sistema Inteligente Multimodal da Amazônia" (SIMA). O projeto visa promover melhor eficiência energética no Campus Belém, por meio da criação de uma usina de geração de energia fotovoltaica na UFPA, uso de ônibus e barcos elétricos, sistema de armazenamento à baterias, e eletro postos de abastecimento com a energia gerada dentro da Universidade. A UFPA já recebeu o primeiro ônibus previsto no projeto. Os transportes entrarão em circulação assim que as atividades no campus forem normalizadas.

O SIMA é uma parceria entre a Norte Energia, o CPqD, a ABB, a BYD, e a UFPA. Essa rede, formada pelo do Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon), com a coordenação da professora Maria Emília Tostes, através de um projeto de P&D ANEEL, pretende viabilizar a sustentabilidade na UFPA Campus Universitário Guamá “José da Silveira Neto” e Castanhal.

"Acabamos de receber o primeiro ônibus totalmente elétrico. Serão dois modelos de ônibus elétrico comercial, um urbano e outro rodoviário. O urbano fará o percurso interno ao Campus Guamá, em substituição a um dos veículos a combustível fóssil da frota existente. O segundo ônibus fará a viagem entre os Campi Guamá e Castanhal da UFPA. O terceiro veículo, o barco, está sendo projetado e fabricado como um protótipo. Terá os conceitos de energia renovável/limpa com eficiência em sistemas de transporte, garantindo segurança, conforto e baixo custo de operação do sistema proposto", explicou a professora Maria Emília Tostes.

De acordo com a professora, os veículos irão garantir mais qualidade de vida à população do Campus Universitário Guamá e do entorno, nos aspectos econômico, social e ambiental. Haverá também benefício da comunidade ribeirinha do entorno da UFPA que poderá usar o barco, o barco será totalmente elétrico, com geração fotovoltaica própria e baterias para armazenamento.

Serviços ofertados - O sistema de transporte inteligente, SIMA, será estruturado em seis subsistemas interligados. Entre os serviços ofertados, estão a implantação de um sistema piloto de Mobilidade Elétrica Urbana composto pelos modais (transportes) ônibus elétrico e barco elétrico; um projeto e construção de um barco movido a energia solar fotovoltaica, com sistema de armazenamento; implantação de um Sistema Fotovoltaico de Geração de Energia Elétrica de apoio aos veículos elétricos; um Sistema de Armazenamento de Energia Elétrica; um sistema de abastecimento com eletropostos para atender aos veículos elétricos; desenvolvimento de um sistema de gestão inteligente com comunicação wireless e armazenamento e processamento em nuvem e um Modelo de Negócio visando inserir os produtos gerados no mercado.

Metas do projeto - Na UFPA, a infraestrutura permitirá a criação de um laboratório vivo em termos de novas tecnologias de transporte, geração de energia integrada com armazenamento, sistema de comunicação wireless em ambiente de florestas e armazenamento de dados distribuído em nuvem etc.

"Estes veículos irão atender à população que frequenta os Campi Guamá e Castanhal. A expectativa é que entrem em uso assim que a população voltar a circular dentro do Campus Guamá e o barco fique pronto. Além disso, irão disponibilizar um ambiente sustentável a todas as pessoas que frequentam o campus. Essa infraestrutura irá viabilizar o desenvolvimento de novas pesquisas que permitirão o aumento da produção científica na área, com o desenvolvimento, no laboratório vivo que será este projeto, de dissertações, teses e patentes", afirmou a professora Maria Emília Tostes.

Após os resultados obtidos, o modelo de negócios que será gerado pelo Projeto Piloto do SIMA, estará pronto para ser implementado por diversos setores do mercado. Poderá inserir os produtos gerados em suas próprias sedes e em outros campi  da UFPA, como ferramenta de gestão de suas frotas veiculares ou utilizar as informações adquiridas no projeto para gerar  modelos de negócio a serem ofertados para possíveis clientes.

Entre os laboratórios da UFPA envolvidos no projeto, estão Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon); Laboratório de Computação e Telecomunicações (LCT); Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, Automação e Eletrônica (Lasse); Grupo de Estudo em Rede de Computadores (GERCOM) e Laboratórios de Engenharia Naval (Labnav).

Texto: Maiza Santos - Assessoria de Comunicação da UFPA