Página inicial > Ultimas Notícias > II Congresso Interinstitucional de Canto Coral – CIC de Belém tem programação on-line

• Publicado: Sábado, 12 de Setembro de 2020, 07h51

banner

Reunir coros e regentes que atuam em instituições de ensino, igrejas, escolas, empresas e mostrar um pouco o panorama do canto coral na Região Norte. Esse é o objetivo principal do congresso que, este ano, está na sua segunda edição. O II Congresso Interinstitucional de Canto Coral – CIC de Belém vai ocorrer em setembro de 2020 e será totalmente virtual em razão das restrições com aglomerações por causa do coronavírus.

O evento terá duração de duas semanas, sendo a primeira, de 14 a 18, e a segunda, de 21 a 25 de setembro, com programação pela manhã, tarde e noite. Serão palestras, lives, oficinas e concertos musicais para pessoas envolvidas com canto coral, acadêmico ou não, regentes e com quem é envolvido com o mundo da música em geral.

Para quem tem trabalhos e pesquisas científicas e artísticas, o congresso também dará a oportunidade de uma exposição (virtual) que terá a mesma validade acadêmica de uma apresentação física. Para os trabalhos científicos, basta ler o edital e inscrever-se. O trabalho não precisa ser inédito. Para os de cunho artístico, também é preciso ler o edital e submeter um vídeo do coral para análise.

Entre os convidados para as oficinas, estará presente Reynaldo Puebla, ator e diretor de espetáculos de teatro musical, coros, espetáculos de empresas e expressão cênica para cantores, o qual tem referência internacional e vasta experiência com corpo e voz. Ele ministrará uma oficina na segunda semana, com vagas limitadas. Outros convidados são Ângelo Fernandes, professor da Graduação e da Pós-Graduação em Música, da Unicamp, com o tema “Preparo vocal para coros”; e a maestrina Renata Bueno Tavares, que atua em coros na Alemanha ministrando oficina de técnicas de ensaios não ortodoxas; além dos profissionais de Belém, como a maestrina Maria Antônia Jimenez, do Instituto Estadual Carlos Gomes; Valdecíria Lamego, professora da UEPA;  o cantor e professor Milton Monte, da Escola de Música da UFPA; e o educador musical, pianista e arranjador Ediel Sousa.

Todas as oficinas têm duração de 5 dias, e os interessados precisam fazer a inscrição para a emissão de certificados. Elas ocorrerão de forma remota, por meio da plataforma Zoom.

As palestras têm convidados como a regente do Coral Infantil Santa Marcelina (SP), Ana Yara Campos, falando de técnica vocal e repertório infantil; o maestro Vladimir Silva, da Universidade Federal de Campina Grande, falando da literatura e do repertório coral e como montar um programa, conciliando objetivos artísticos e educacionais por meio da atividade coral; a cantora lírica internacional Carmem Monarcha (SP), falando sobre voz e emoção; e a experiente preparadora vocal Lucia Passos, dando orientações práticas de técnica vocal.

Diálogos Interculturais - O congresso também reunirá regentes de vários estados da Região Norte (Pará, Amazonas, Roraima e Tocantins) em lives abertas por meio do YouTube para conversar sobre o panorama e as perspectivas do canto coral na sua localidade e como eles conversam com a cultura e os saberes das regiões que existem. Diálogos Interculturais é o subtema dessa edição, portanto buscar um panorama do que tem sido feito na região amazônica é essencial para aprender sobre outras vozes, outras formas de reger os ritmos de um lugar tão vasto culturalmente como é a Amazônia.

A noite está reservada para aos concertos musicais com apresentações de corais locais, nacionais e estrangeiros, no formato de vídeos, sempre às 20h.

Sobre o CIC - O Congresso Interinstitucional de Canto Coral – CIC é de realização da Universidade Federal do Pará, em parceria com a Universidade do Estado do Pará (UEPA) e o Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG), com apoio do Instituto Federal do Pará, Campus Castanhal (IFPA), Universidade Federal de Roraima (UFRR), Universidade Estadual do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Tocantins (UFTO), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Serviço

É totalmente gratuito para todos os participantes, bastando apenas se inscrever e, no caso das oficinas, participar para receber a certificação. Para mais informações, acesse o página. Inscrições, clique aqui.

Texto e arte: Divulgação CIC/UFPA