Página inicial > Ultimas Notícias > Rádio Web UFPA retoma atividades de divulgação científica

Rádio Web UFPA retoma atividades de divulgação científica

• Publicado: Segunda, 14 de Setembro de 2020, 15h07

radioweb

Com onze anos de atuação, a Rádio Web UFPA é um projeto dedicado à divulgação das ações de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal do Pará, bem como de temas relacionados à educação, à ciência, às artes e à realidade sociocultural da Amazônia. Porém, com a pandemia de Covid-19 e a suspensão de atividades presenciais nos campi da Universidade, a produção e o funcionamento da Rádio também foram afetados.

Agora, com o retorno gradual do trabalho presencial no Campus do Guamá, o que possibilita, por exemplo, a utilização parcial dos estúdios e espaços localizados na Faculdade de Comunicação, a Rádio Web retomou a produção e a transmissão habitual de programas radiofônicos.

Nesse contexto, algumas medidas foram tomadas para garantir condições de biossegurança e preservação do distanciamento social, como a gravação de programas somente por telefone, o uso restrito dos estúdios pelos jornalistas e pelis técnicos, a adoção de escalas de trabalho e dinâmicas de trabalho remoto para os bolsistas. Com isso, o projeto voltou a exibir uma programação regular, que esteve interrompida nos últimos meses.

Na retomada, a Rádio Web disponibilizou uma entrevista com o reitor Emmanuel Tourinho, que abordou o funcionamento do Ensino Remoto Emergencial (ERE) e os programas de inclusão digital ofertados aos discentes. Também serão exibidos programas sobre projetos de pesquisa e extensão realizados no contexto da pandemia, como um promovido no município de São Caetano de Odivelas e outro desenvolvido em apoio aos indígenas Warao refugiados em Belém. Além disso, tem a estreia do Informe Covid-19, um programa informativo e de prestação de serviços que será exibido nos intervalos da programação, trazendo dicas de prevenção e informações sobre os avanços de pesquisas.

Paralelamente, também entram no ar programas gravados antes da pandemia, que abordam temas relevantes para a sociedade, outras iniciativas da UFPA nos campos da produção de conhecimento e do apoio à comunidade, além de programas de entretenimento, como o Memória Musical e o Bate-Papo Musical, ou de produção artística regional, como é o foco do Escurinho do Cinema.

Outro destaque nesse período será o Programa UFPA na Madrugada, que está no ar desde 2009 e tem como público-alvo os vestibulandos. Cada edição conta com uma entrevista e dicas de preparação para os conteúdos abordados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As produções da Rádio Web UFPA podem ser acompanhadas diariamente na programação, que está no ar 24 horas por dia, no site. Lá também é possível navegar pela seção “Acervo”, fazer busca, encontrar programas antigos organizados por temas e baixá-los para ouvir a qualquer momento.

Texto: Divulgação Rádio Web UFPA
Imagem: Reprodução Google