Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Universitários paraenses ficam entre os quatro melhores do mundo em competição global de empreendedorismo
Início do conteúdo da página

Universitários paraenses ficam entre os quatro melhores do mundo em competição global de empreendedorismo

  • Publicado: Terça, 15 de Setembro de 2020, 16h19

enactus

O ano de 2020 representa superação para os integrantes do Time Enactus da Universidade Federal do Pará (UFPA). Os estudantes que desenvolvem projetos de impacto socioambiental em Belém alcançaram o top 4 do Campeonato Mundial de empreendedorismo da Enactus e tornaram-se o primeiro time brasileiro a chegar à rodada final. Na competição on-line entre 37 países, os alunos apresentaram o impacto das ações realizadas para minimizar os efeitos da Covid-19 na Amazônia.

A organização global da qual faz parte o Time Enactus UFPA movimenta universitários para criar projetos de empreendedorismo em prol de um mundo mais justo e sustentável. No último ano, os estudantes paraenses alcançaram mais de 200 mil pessoas em Belém com os projetos Anamã e Costuraê, soluções adaptadas para atender às comunidades vulneráveis durante a pandemia do novo coronavírus.

Iniciativas - O Costuraê promove a independência econômica de mulheres das periferias de Belém por meio da sua inserção no mercado da moda sustentável, com a produção de ecobags e de outros produtos. Desde o início da pandemia, as costureiras têm produzido máscaras de proteção — tradicionais e adaptadas a pessoas surdas, totalizando mais de 7 mil entre vendidas e doadas para comunidade vulneráveis.

Outra iniciativa é o Anamã, que visa combater a poluição dos oceanos. Para isso, o projeto desenvolveu uma ecobarreira que reutiliza garrafas PET para conter o escoamento de lixo nos canais de Belém. Nos últimos meses, o Anamã também tem trabalhado na produção de face shields, equipamento fundamental para a proteção contra a Covid-19.

Durante a pandemia, o Time também desenvolveu campanhas para atender aos mais afetados: comunidades ribeirinhas e das periferias da Região Metropolitana de Belém. “O momento nos permitiu provarmos que somos uma organização resiliente. que se reinventa para seguir impactando positivamente as pessoas com que atua. Portanto o sentimento foi exatamente este: o de obrigação, já que não paralisamos por completo as atividades dos nossos projetos, e de gratidão, por ver que, durante o período mais duro da pandemia, estivemos lado a lado com as nossas comunidades”, pontua Orlando Haber, estudante de Jornalismo e presidente do Time.

Essas iniciativas foram apresentadas em julho, no campeonato nacional da Enactus, momento em que a equipe da UFPA foi coroada bicampeã entre 40 times brasileiros. A etapa seguinte foi representar o país na competição global, a Enactus World Cup. "Já era incrível ser, por dois anos consecutivos, o melhor Time de empreendedorismo social do Brasil. Agora, estamos entre os quatro melhores do mundo. Quatro entre 1.730 Times de 37 países”, ressalta Orlando. 

Foi a primeira vez da Enactus Brasil entre os finalistas globais desde sua fundação, em 1998. Além disso, esta edição da World Cup tem um significado ainda mais especial, pois representa, sobretudo, a possibilidade de mostrar ao mundo um novo olhar sobre a Amazônia. Cenário este que também levou o Anamã à final da 1 Race 4 Oceans, uma premiação que acontece paralelamente ao evento e que determina qual iniciativa Enactus tem maior impacto positivo e sustentável na proteção da vida nas águas.

Para o professor José Augusto Lacerda, coordenador de Empreendedorismo da Agência de Inovação Tecnológica da UFPA e conselheiro da Enactus UFPA desde 2016, o bicampeonato reflete e reconhece o dinamismo de um trabalho feito a muitas mãos. “É sempre uma honra ver nosso brasão no lugar mais alto e a universidade pública demarcando seu protagonismo no campo do empreendedorismo e da inovação social”, comemora.

Saiba mais sobre o Time Enactus UFPA.

Texto: Elielson Almeida  e Juliana Bessa - Assessoria de Comunicação do Time Enactus UFPA.

Foto: Divulgação Time Enactus

registrado em:
Fim do conteúdo da página