Página inicial > Ultimas Notícias > Biblioteca Central da UFPA promove live sobre a construção de TCC e a escrita científica

• Publicado: Quarta, 16 de Setembro de 2020, 15h10

Live BC setembro

A Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará (BC-UFPA) vai promover, no dia 23 de setembro, uma live para abordar a construção de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e a escrita científica. A palestra será conduzida pela bibliotecária e mestra em Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazônia Cristina Alencar, que vai esclarecer as dúvidas dos espectadores. Para participar, basta acessar a página da BC-UFPA no Facebook.

Desde 2017, a BC desenvolve o Programa de Capacitação Continuada de Usuários (PCCU) de forma gratuita. Embora tenha seu foco nos estudantes da UFPA, o programa é aberto a todos, atendendo, inclusive, a pessoas de outras Instituições de Ensino Superior e a alunos do ensino médio.

Na palestra do dia 23, a bibliotecária vai sintetizar as informações mais relevantes e repassá-las de forma esclarecedora, para que os estudantes possam compreender melhor as diretrizes e normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), pois, de acordo com ela, estas são as dúvidas e os questionamentos mais frequentes.

“Os participantes costumam perguntar mais sobre o que é apêndice (documento elaborado pelo autor do trabalho), anexo (documento não elaborado pelo autor do trabalho), sobre a  forma de citar autor do capítulo de um livro e sobre quadros e tabelas. No geral, as dúvidas mais pertinentes são sobre as referências e como fazê-las de acordo com as normas”, afirma Cristina Alencar.

Dicas - A palestrante dá diversas dicas para quem vai produzir um TCC, como ter conhecimento de, ao menos, cinco normas da ABNT:  a NBR 14724/2011, que mostra a estrutura da monografia (TCC), os elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais; a NBR 6023/2018, que trata da elaboração das referências; a NBR10520/2002, sobre citações em documentos; a NBR 6027/2013, sobre a construção do sumário; e a NBR 6028/2003, que discorre sobre como fazer o resumo.

“Deve-se ter o cuidado de citar os autores utilizados no trabalho corretamente, dando crédito ao que disseram. Se alguém se apropria do texto de outra pessoa e não informa a fonte, é configurado plágio. Faço também recomendações essenciais da escrita, sobre parágrafos curtos e escrita clara e objetiva, para que pessoas de diversas área do conhecimento possam compreender seu trabalho”, finaliza.

Live da Biblioteca Central da UFPA sobre construção de TCC e escrita científica

Data: 23 de setembro

Horário 10h

Local: página da BC-UFPA no Facebook.

Evento gratuito e aberto ao público em geral.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação BC