Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Professor da UFPA participa da criação de experimentos para testar máscaras de tecido
Início do conteúdo da página

Professor da UFPA participa da criação de experimentos para testar máscaras de tecido

  • Publicado: Quarta, 16 de Setembro de 2020, 17h33

mask

O professor Antônio Pereira, da Faculdade de Engenharia Elétrica e Biomédica do Instituto de Tecnologia (ITEC) da UFPA, publicou, em parceria com cientistas e comunicadores de outros cinco países, um artigo sobre um módulo educativo para testar a efetividade de máscaras de tecido em diminuir a propagação da Covid-19 no periódico Frontiers in Medicine.

“Desde o início da pandemia, tem ocorrido um intenso debate sobre a eficácia do uso de máscaras faciais para prevenir a transmissão da Covid-19. Para ajudar a separar fato da ficção, oito cientistas do Brasil, Canadá, Colômbia, Equador, França e Estados Unidos se uniram para criar um módulo educativo que transforma membros da população em "cientistas cidadãos" que irão aprender sobre física da propagação de gotículas de líquido e testar a eficácia do uso de máscaras para evitar o espalhamento de gotículas orais e nasais contendo coronavírus”, explica o professor Antônio Pereira.

Segundo ele, os módulos são importantes para reforçar a importância do uso de máscaras para controlar a propagação de doenças respiratórias infecciosas, como a Covid-19. “As crianças estão retornando às aulas nesse momento, e esse conhecimento vai ajudá-las a valorizar o uso de máscaras e diminuir o impacto de uma eventual segunda onda do vírus”.

Os módulos educacionais estão disponíveis em 4 idiomas e podem ser implementados em escolas ou em outros grupos da comunidade. Os módulos podem ser conferidos em português aqui

Os "cientistas cidadãos" que fizerem os experimentos podem fazer a entrada dos seus resultados experimentais em formulários e esses dados serão compilados pela equipe do estudo. “De qualquer forma, imaginamos que o maior impacto vai ocorrer em estimular as pessoas a valorizar o conhecimento científico na luta contra a pandemia ao permitir que comprovem, através de experimentos fáceis de realizar, o valor real de medidas de prevenção para diminuir o seu impacto”.

O artigo completo pode ser lido aqui.

Texto: Rafael Miayke – Assessoria de Comunicação da UFPA
Imagem: Reprodução Google

registrado em:
Fim do conteúdo da página