Página inicial > Ultimas Notícias > Laboratório de Pesquisa em Monitoramento Ambiental Marinho da UFPA cria Projeto Costa Norte

• Publicado: Quinta, 17 de Setembro de 2020, 15h58

WhatsApp Image 2020 09 17 at 3.32.09 PM

Com o intuito de desenvolver métodos para entender os processos costeiros e definir a vulnerabilidade das florestas de mangue das bacias do Pará-Maranhão e da foz do Amazonas, pesquisadores do Laboratório de Pesquisa em Monitoramento Ambiental Marinho (Lapmar) da UFPA, em parceria com outras instituições do país, criaram o Projeto Costa Norte. A ideia é, a partir de um ambiente de simulação computacional, reproduzir, de maneira rápida e simples, porém realista, as trajetórias que manchas de óleo seguiriam na região de interesse do projeto.

O Costa Norte é um projeto de P&D realizado em rede e integra grupos de pesquisa com diferentes especializações por todo país. O Lapmar é responsável pela aquisição de dados oceanográficos que permite maior conhecimento de processos na plataforma continental e na costa amazônica. Os produtos gerados no Projeto Costa Norte serão de grande utilidade para gestão ambiental da região e para potenciais ações de prevenção e redução de acidentes ambientais oriundos de atividades associadas à indústria do petróleo.

"Para entender os processos desses ambientes distintos, os grupos de trabalho de cada instituição atuam de forma integrada, utilizando diferentes ferramentas para a caracterização dos vários ambientes, como o sensoriamento remoto aliado ao estudo detalhado de campo e a modelagem numérica aliada a medições in situ. É multidisciplinar e abrange diversos aspectos bióticos e abióticos em uma região geográfica que possui escalas de poucos metros, como os canais de marés, e de dezenas de milhares de quilômetros, que envolvem baías e oceano", explicou o professor Marcelo Rollnic, coordenador  do projeto.

Todas as ações realizadas no projeto são uma cooperação entre o Lapmar da UFPA, o Núcleo de Estudos em Geoquímica e Ecologia Marinha e Costeira (Negemc) da UERJ, o Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (Lamce) da COPPE/UFRJ, a Prooceano, empresa brasileira de tecnologia oceanográfica, sendo fomentado pela empresa Enauta, por meio da ANP (Agência Nacional do Petróleo)

Metas do projeto - O Projeto Costa Norte é desenvolvido em uma área de estudo que abrange manguezais localizados nas costas dos estados do Maranhão, Pará e Amapá. As características desta região, em termos de magnitude de forçantes energéticas (correntes, marés, ondas e ventos) associadas à sua elevada importância ecológica, tornam relevantes a produção de conhecimento acerca da natureza da região.

Cada um dos objetivos propostos pelo projeto irá compor o desafio científico que as ações realizadas pretendem atingir. Entre essas metas, estão o desenvolvimento de ferramenta interativa on-line de simulação de trajetórias de óleo no mar; sistema de modelagem hidrodinâmica operacional em escala regional e local, utilizando técnicas de assimilação de dados oceanográficos e alinhamento de grades numéricas; aquisição de dados oceanográficos a partir da utilização de diferentes tipos de derivadores; mapeamento das florestas de mangue através de imagens de alta resolução; identificação das diferentes fitofisionomias que compõem as florestas de mangue; caracterização da frequência de inundação pelas marés nas diferentes zonas e fitofisionomias identificadas e caracterização da vulnerabilidade, da sensibilidade e da suscetibilidade dos manguezais à contaminação por óleo.

Lapmar - O Laboratório de Pesquisa em Monitoramento Ambiental Marinho está vinculado ao Instituto de Geociências da UFPA e é coordenado pelo professor Marcelo Rollnic. É formado por docentes e discentes das Faculdades de Oceanografia e de Ciências Biológicas e de quatro programas acadêmicos de pós-graduação: Oceanografia, Ecologia Aquática e Pesca, Geofísica e Geologia e Geoquímica e um Programa de Mestrado Profissionalizante em Ciências Ambientais. Para conhecer mais das ações do Lapmar, basta acessar o Canal do YouTube.

"O Lapmar realiza projetos de pesquisas multidisciplinar na área das ciências marinhas e áreas relacionadas com foco no entendimento dos processos na Região Norte, para avaliar e gerir os seus recursos de forma sustentável. Também contribui para a formação de recursos humanos na graduação e pós-graduação, e em atividades extensionistas. A equipe de professores, pesquisadores e alunos do Lapmar possui ampla experiência na execução e coordenação de projetos de pesquisa de grande impacto científico, como o Projeto Costa Norte", pontuou o professor Marcelo Rollnic.

Projeto Costa Norte

Mais informações no site do Costa Norte