Página inicial > Ultimas Notícias > Estudantes e pesquisadores da UFPA são premiados em evento nacional de Odontologia

• Publicado: Terça, 22 de Setembro de 2020, 17h09

sbpqo

No mês de setembro, foi realizado, de forma on-line, o 37º encontro anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO). No evento, são apresentados e premiados trabalhos da área de todo o país, em diversas categorias. O Pará, nesta edição, foi o estado do Norte e Nordeste com mais trabalhos apresentados, que renderam três premiações e uma menção honrosa.

Da UFPA, foram premiadas em suas categorias a aluna de Graduação da Faculdade de Odontologia Victoria Chemelo, com o trabalho “Comorbidade entre a periodontite experimental e o acidente vascular isquêmico no córtex motor de ratos: avaliação periodontal e neurológica”, e a aluna Priscila Cunha, do Programa de Pós Graduação em Odontologia (PPGO), da primeira turma de doutorado, com o trabalho “Efeitos do MeHg ambiental-experimental em glândulas salivares da prole após exposição pré e pós-natal: modulação do perfil proteômico”.

Ambos os trabalhos foram orientados pelo professor Rafael Rodrigues Lima, com a participação de outros alunos do grupo de pesquisa em Biologia Oral da UFPA e em parceria com a Universidade de São Paulo e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

“As premiações recebidas nesse evento refletem a inserção do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFPA no cenário nacional e a contribuição da UFPA na produção de conhecimento científico de alto impacto em Odontologia”, explica o professor Rafael Lima.

Além disso, também foi premiada em sua categoria a aluna Elma Vieira, da turma de mestrado do PPGO, com orientação da professora Cecy Martins Silva. Um outro trabalho, orientado pelo professor João Pinheiro na área de Patologia Oral, recebeu menção honrosa na premiação.

SBPqO - A Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, fundada em 5 de maio de 1983, é a Divisão Brasileira da International Association for Dental Research (IADR). Atualmente é a maior divisão na América Latina e uma das mais representativas da IADR no mundo.

As reuniões anuais da SBPqO são o evento mais importante da área da Odontologia do Brasil, que é atualmente o segundo país com maior produção científica nas áreas da Odontologia. O evento, que tem cerca de 4000 participantes anuais, tem como objetivo ser o grande mural da produção científica em Odontologia no Brasil, em pós-graduação e iniciação científica.

Texto: Rafael Miyake - Assessoria de Comunicação da UFPA