Realizadores de festas literárias brasileiras debatem novos formatos
O que a Feira do Livro de Porto Alegre, do Rio Grande do Sul, o Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, de Minas Gerais (Flipoços), a Festa Literária de Santa Maria Madalena, do Rio de Janeiro (FLIM), e a Festa Literária Internacional do Xingu, a FLIX, do Pará, têm em comum? São eventos marcados pela reunião de um grande número de pessoas. Os organizadores desses eventos estão buscando novos formatos de realização neste ano marcado pela pandemia de coronavírus. "Festas Literárias: Tempo presente, tempo futuro!, esse é o tema da live programada para o próximo dia 24 de setembro (quinta-feira), às 19 horas, com transmissão “ao vivo” pelo Youtube e Facebook:
“A ideia é promover uma troca de experiências entre esses realizadores, nestes tempos de pandemia”, informou a diretora da Namazônia, Fatinha Silva, uma das parceiras da III Festa Literária Internacional do Xingu (FLIX) que está à frente da organização desta live, a segunda que marca os preparativos para a III FLIX, em 2021. “Se tudo ocorrer como estamos planejando”, alertou Silva.
“Para essa próxima live, contaremos com a participação da representante da Diretoria do Livro, Leitura e Literatura, atualmente subordinada ao Ministério do Turismo, Ana Cristina Araruna Melo, assim como de demais realizadores dessas importantes festas literárias brasileiras citadas anteriormente, para troca de vivências”, informou ela.
Estão confirmadas as presenças de Gisele Correa Ferreira, diretora da Flipoços, que, em 2020, será totalmente on-line; Isatir Bottin Filho, que preside a Câmara Rio-Grandense do Livro e coordena a Feira do Livro de Porto Alegre, uma das mais antigas do Brasil; Simone Giron, coordenadora da FLIM, que realizou, durante o mês de agosto, sua festa totalmente on-line, além da professora Ivonete Coutinho, idealizadora da FLIX. A mediação será do diretor de Leitura e Informação da Fundação Cultural do Pará, Guilherme Relvas.
Sobre a III FLIX – A próxima Festa Literária Internacional do Xingu, já adiada duas vezes por causa da pandemia de coronavírus, terá como temática: Amazônia Literária: A poética dos povos tradicionais e indígenas. O evento está previsto para ser realizado no período de 21 a 24 de abril de 2021, na cidade de Altamira, Pará, e será apoiado por instituições públicas e privadas do município e da região Transxingu, além de instituições de âmbito estadual e federal.
O homenageado da III FLIX será o escritor austríaco, naturalizado brasileiro, membro da Academia Altamirense de Letras Dom Erwin Krautler, bispo emérito da Prelazia do Xingu, reconhecido nacional e internacionalmente por sua trajetória de luta em defesa dos povos indígenas do Xingu, bem como de suas populações tradicionais.
Na programação, a participação de escritores, artistas e pesquisadores de âmbito local, regional, nacional e internacional, com reconhecimento em suas áreas de atuação.
Serviço:
Live com tema: "Festas Literárias: Tempo presente, tempo futuro!
Data: 24 de setembro/2020 -(quinta-feira)
Hora: 19h
Transmissão: Facebook.com/flixoutrasmargens e Youtube.com/flixoutrasmargens
Obs: não é necessário fazer inscrição prévia. Basta acessar esses canais.
Realização
Namazônia
UFPA – Campus Altamira
Ministério do Turismo
Secretaria Especial de Cultura
Governo Federal
Texto e arte: Comissão de divulgação III FLIX
Redes Sociais