Página inicial > Ultimas Notícias > Prointer realiza palestra virtual sobre "Conexões entre Brasil e China: Institutos Confúcio"

• Publicado: Sexta, 25 de Setembro de 2020, 14h41

ARTE DO EVENTO

No dia 30 de setembro, às 14h, o Centro de Internacionalização da Universidade Federal do Pará (UFPA) promoverá a palestra intitulada "Conexões entre Brasil e China: Institutos Confúcio". A palestra visa promover a internacionalização da UFPA através da valorização da cultura e língua da China e, assim, contribuir para facilitar o intercâmbio cultural entre países que possuem Institutos Confúcio associados.  As inscrições são gratuitas e estão abertas a todos os públicos, podendo ser feitas aqui, até o dia do evento.

De acordo com a Pró-Reitora de Relações Internacionais, Profa. Marília de Nazaré de Oliveira Ferreira, diante do distanciamento social, devido à pandemia da Covid-19, a palestra tem como objetivo principal abordar sobre a relação que o Instituto Confúcio estabelece com outros países, com especial atenção à parceria do Brasil com a China.

"A China atualmente ocupa um papel de grande importância no mundo. No que se refere ao Brasil, ela é, desde 2009, o principal parceiro comercial do país. Dessa relação houve um crescimento da economia também no mercado brasileiro, o que provocou uma grande integração entre os países, dando lugar a uma cooperação mais profunda. Além disso, a migração chinesa também se faz notável no país", explica a professora.

No entanto, apesar da conexão entre Brasil e China ser extremamente forte nos negócios, muitos brasileiros ainda desconhecem a rica cultura daquele país. Afinal, estudar uma nova língua sempre parece desafiador. Mas, na verdade, aprender uma nova língua pode contribuir beneficamente com a vida de modo geral, especialmente quando o conhecimento da língua e da cultura se tornam a base das relações interpessoais/interculturais entre países.

Segundo a Pró-reitora, uma boa forma de se aproximar da cultura chinesa é pelo suporte que o Instituto Confúcio oferece ao contribuir para a formação das novas gerações. "Com oferta das aulas, nossa missão é o ensino da língua chinesa, a divulgação da cultura e da história da China e o fortalecimento do intercâmbio cultural e acadêmico entre Brasileiros e Chineses. Atualmente, há mais de 600 Institutos Confúcio no mundo, em todos os cinco continentes. E na UFPA as aulas de mandarim estão ocorrendo de forma remota no momento. Os alunos que fizeram o primeiro nível, no semestre passado, e obtiveram aprovação, estão agora cursando a segunda etapa", esclarece a Pró-Reitora.

Em Belém, o Instituto Confúcio é vinculado à Universidade do Estado do Pará (UEPA), como resultado de uma parceria entre aquela instituição brasileira e a Universidade Normal de Shandong, na China. A UFPA passou a integrar a parceria em 2019, disponibilizando salas de aula para o ensino da língua chinesa. Atualmente, o Instituto Confúcio possui mais de 600 ramificações em todo o mundo, sendo 11 no Brasil. O Instituto de Belém é o primeiro e único na região Norte do país.

Serviços:

"Conexões entre Brasil e China: Instituto Confúcio".

Data: 30 de outubro

Local: UFPA - Campus Belém.

Mais informações sobre o Instituto podem ser vistas aqui.

Texto: Gilberto Moura - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação Prointer