Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Novo episódio do podcast Conto Ribeirinho apresenta o quadro “Égua, nem te conto’’
Início do conteúdo da página

Novo episódio do podcast Conto Ribeirinho apresenta o quadro “Égua, nem te conto’’

  • Publicado: Terça, 29 de Setembro de 2020, 19h09

Conto do Ribeirinho 03

Narrativas de 1993 contadas por interioranos dos municípios de Bragança e do Acará, no Pará, foram selecionadas para compor o terceiro episódio podcast Conto Ribeirinho, que, desta vez, tem como tema os “Caboquinhos Encantados”. O episódio possui três histórias em que crianças ribeirinhas encontram os caboquinhos durante as brincadeiras no terreiro e na hora do banho de rio. Segundo Tia Velha, uma das contadoras das narrativas, os caboquinhos são crianças encantadas que somente outras crianças conseguem ver.

Este terceiro episódio traz uma novidade muito especial, o quadro “Égua, nem te conto!”. Nele o ouvinte do podcast pode relatar alguma história que ele mesmo vivenciou ou que lhe contaram. Na abertura do quadro, temos a participação do seu Raimundo Correa, do município de Abaetetuba.

O Podcast Conto Ribeirinho é uma iniciativa da Na Cuia Produtora Cultural, em parceria com o Projeto ‘Imaginário das Formas Narrativas Orais Populares da Amazônia Paraense’ - Ifnopap,  apoio da Rádio Web UFPA, e resultado do Prêmio Proex de Arte e Cultura 2019. O objetivo do Conto Ribeirinho é resgatar as narrativas orais coletadas pelo Ifnopap ao longo de seus 25 anos de existência e divulgar essas histórias de maneira única e envolvente, por meio do formato storytelling, ou seja, um podcast criado e produzido para contar histórias aos seus ouvintes.

O podcast é resultado de um extenso trabalho de pesquisa e de curadoria de conteúdo em um acervo com mais de 5 mil narrativas colhidas com uso de gravadores e fitas analógicas, as quais precisaram de um cuidado especial na edição. São histórias de vida, visagens, mitos e de lendas que envolvem encantadas e encantados, além de tantos outros personagens do universo amazônida, algumas já bastante conhecidas dos paraenses e outras nem tanto assim, dependendo da história ou da região de quem conta.

Os episódios com narrativas de diversos municípios paraenses são disponibilizados na Rádio Web UFPA e nos principais agregadores de podcasts.

Acompanhe o Conto Ribeirinho nas seguintes plataformas:

Radio Web UFPA
Podcast Belém
YouTube
Google Podcasts
Google Podcasts
Castbox

Texto e arte: Divulgação Na Cuia Produtora

registrado em:
Fim do conteúdo da página