Página inicial > Ultimas Notícias > GEP promove debate acerca dos desafios profissionais do assistente social no contexto atual

• Publicado: Sexta, 02 de Outubro de 2020, 17h00

geb cihab

Para discutir sobre os desafios do trabalho profissional do assistente social na atual conjuntura de crise econômica, política e sanitária, no dia 8 de outubro, às 19h, irá ocorrer a live "O trabalho do/a Assistente Social na Política Urbana/Habitacional". Durante o evento, os palestrantes irão destacar os instrumentais técnicos operativos e os desafios desse trabalho na atual situação do país. Organizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Cidade, Habitação e Espaço Humano (GEP-CIHAB/PPGSS) da UFPA, a transmissão será pela página do GEP no Facebook.

O evento é uma continuidade do 'Seminário Habitação na Amazônia: particularidades e desafios ao trabalho profissional do assistente social', que ocorreu em 2019, na UFPA, e fomentou a criação de um Fórum de Trabalho Social na Habitação no Pará. A live também pretende tratar sobre um conjunto de instrumentos e técnicas que permitem a preparação da ação profissional do assistente social.

"Toda a programação do evento tem o intuito de fazer com que o conhecimento circule entre discentes da graduação e pós-graduação da UFPA ou de outras universidades, mas também circule entre os assistentes sociais que estão na execução da política urbana e habitacional. A ideia é socializar estudos sobre o trabalho do assistente social na habitação, bem como socializar o cotidiano profissional do assistente social nessa área", afirma a professora Joana Valente Santana, uma das organizadoras do evento.

De acordo com a professora Joana, cada palestrante terá 20 minutos para expor sua visão e experiência sobre a temática e depois a mediadora irá fazer perguntas para as palestrantes. Na sequência, haverá um momento de troca de conhecimentos em que serão recolhidas perguntas dos participantes que escreverem pelo chat.

Programação - A programação é voltada a assistentes sociais, estudantes de graduação, pós-graduação de Serviço Social ou de outras áreas que se interessem pelo estudo da questão urbana e habitacional. A live será no dia 8 de outubro (quinta-feira), as 19h, na página do Facebook do GEP.

A primeira palestrante, Raquel Paiva Gomes, irá apresentar o resultado de sua pesquisa de doutorado sobre o Trabalho do Assistente Social na Habitação e sua experiência profissional como assistente social nas Secretarias de Habitação dos municípios de São Paulo e Diadema nas políticas urbanas e habitacionais. Em seguida, Erica Laiana Lobato da Silva irá apresentar sua experiência profissional na Prefeitura Municipal de Abaetetuba/Setor de Habitação, discutindo as requisições e as respostas ao Trabalho Profissional do Assistente Social na Habitação. A mediadora será a assistente social Rita de Cassia Barbosa dos Santos, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS/UFPA).

GEP-CIHAB - Criado em 2011, o Grupo de Estudos e Pesquisas Cidade, Habitação e Espaço Humano estuda as contradições socioespaciais inerentes à cidade capitalista, particularmente as desigualdades no acesso (pelas frações de classe trabalhadora) aos bens e serviços produzidos pelo mercado e pelo Estado, particularmente em relação à habitação. Busca apreender os elementos universais, singulares e particulares dessas contradições nas cidades da Amazônia.

O GEP desenvolve estudos sobre as políticas urbanas e habitacionais em vista da democratização no acesso a essas políticas, bem como a intervenção profissional do assistente social nessas políticas e  investiga teorias e método de projeto habitacional que leve em consideração a subjetividade do usuário na produção do espaço da moradia. Um tema de especial atenção nos estudos e nas pesquisas tem sido a questão da habitação e produção habitacional na Amazônia e o trabalho do assistente social nas políticas urbanas e habitacionais.

O Grupo desenvolve pesquisas em cinco linhas: Serviço Social e política urbana e habitacional; Habitação e pequenas cidades na Amazônia; Planejamento Urbano, habitação e cidades; Lutas sociais pelo direito à cidade na Amazônia; Questões Agrária, Urbana e Ambiental e Serviço Social.

Live "O trabalho do/a Assistente Social na Política Urbana/Habitacional".

Data: 8 de outubro de 2020

Local: página do Facebook do GEP