Página inicial > Ultimas Notícias > Segunda edição do Seminário Internacional América Latina-Caribe abordará a política em tempos de pandemia

• Publicado: Segunda, 05 de Outubro de 2020, 17h06

Seminário Internacional América Latina Caribe

De 27 a 30 de outubro, acontecerá, virtualmente, a segunda edição do Seminário Internacional América Latina-Caribe com o tema "Ecopolítica, necropolítica e resistências em tempo de pandemia".  A programação contará com conferências, grupos de trabalho, mesas-redondas e minicursos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do evento até o dia 20 de outubro.

A proposta do evento é trazer ao debate público informações, análises e depoimentos de cientistas sociais, filósofos e ativistas não-acadêmicos sobre diversos aspectos relacionados ao agravamento das questões éticas, sociais e políticas em decorrência dos enfrentamentos pela proteção aos direitos básicos da vida em sociedade, que se expressam no acirramento entre o Estado e as questões econômicas, de saúde coletiva, de combate à violência, de proteção ambiental, entre outras, considerando o contexto brasileiro e outros países latino-americanos.

Muito especialmente, as reflexões têm o propósito de considerar as questões que se evidenciaram no contexto da pandemia pela Covid-19, com perdas de muitas vidas e a ocorrência de muitas dores sociais como desamparo, solidão, entre outros males.

“É importante debater estas temáticas para auxiliar na melhor compreensão dos reais significados da celeridade no desaparelhamento dos serviços público-estatais no Brasil e na América Latina, da redução e até extinção das esferas consultivas nos processos decisórios, enfraquecendo o processo democrático, entre outros fatos da política contemporânea no contexto latino-americano. Desta forma, buscamos abrir novos caminhos para pesquisas acadêmicas e expressões de manifestação política em defesa dos direitos básicos da vida humana”, ressalta a professora Edila Moura, integrante da comissão organizadora do evento.

O Seminário é uma promoção do Projeto de Extensão Confronto de Ideias, da Faculdade de Ciências Sociais (FACS), junto ao Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA), ambos integrantes do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará (IFCH/UFPA).

Programação - A programação dos quatro dias de evento contará com conferências, mesas-redondas, minicursos e grupos de trabalho, que abordarão nuances da temática da edição de 2020. A abertura será realizada pelo escritor e intelectual indígena Ailton Krenak, sob o título "A vida não é útil". Além disso, haverá conferências em espanhol, com professores de universidades do Uruguai e do Chile.

Ao final do Seminário, como resultado das discussões e apresentações de trabalhos, será editada e publicada uma coletânea, na forma de e-book, que reunirá comunicações apresentadas nas conferências, mesas-redondas e grupos de trabalho. Acesse aqui para saber mais.

Inscrições -  Para se inscrever, basta acessar o site do evento e preencher seus dados. As inscrições são gratuitas. Quem desejar se inscrever para os Grupos de Trabalho (GTs) deverá enviar mensagem por e-mail para um dos coordenadores do Seminário com as informações solicitadas até o dia 25 de outubro. Tais informações e a lista com os nomes dos coordenadores e seus respectivos endereços de e-mail constam no site.

O público-alvo do Seminário são os estudantes, professores e pesquisadores da UFPA e de outras instituições de nível superior e médio, jornalistas, sindicalistas, ativistas e integrantes de coletivos e movimentos sociais, bem como ONGs que atuam na área de direitos civis, sociais, políticos, ecológicos e culturais.

II Seminário Internacional América Latina-Caribe

Data: de 27 a 30 de outubro, virtualmente.

Inscrições: gratuitas, devem ser feitas pelo site do evento.

Para mais informações sobre a programação, acesse aqui.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação