Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA promove campanha de coleta seletiva solidária no mês de outubro

UFPA promove campanha de coleta seletiva solidária no mês de outubro

• Publicado: Segunda, 05 de Outubro de 2020, 18h11

Posto de Coleta no Espaço Cidadão

Envolvida pelos sentimentos de fé e solidariedade que tomam conta de todos os paraenses neste mês de outubro, a Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Prefeitura Multicampi, Comissão da Coleta Seletiva Solidária, Espaço ITEC Cidadão e do Projeto de Extensão “Coleta Seletiva Solidária da UFPA: percepções dos catadores de materiais recicláveis e da comunidade universitária em consequências das medidas de prevenção contra o coronavírus (Covid-19)”, lança, neste mês de outubro, uma campanha para ampliar a arrecadação de vidros, que serão destinados às cooperativas que recebem materiais recicláveis gerados no Campus da Cidade Universitária Prof. José da Silveira Netto. A iniciativa faz parte de uma série de atividades que tem sido desenvolvida pela Instituição no combate à pandemia da Covid -19.

A pandemia do novo coronavírus afetou diretamente a coletiva seletiva e a vida dos catadores em todo o país, e com as cooperativas atendidas pelo Programa de Coleta Seletiva Solidária no Campus da UFPA não foi diferente, principalmente em decorrência da suspensão de diversas atividades presenciais. Diante dessa situação, as famílias que trabalham com a triagem e a venda dos materiais recicláveis têm passado por momentos difíceis, sem a renda mensal proveniente da coleta que era realizada na UFPA.

Outra consequência negativa que a pandemia trouxe para a coleta de lixo foi o aumento da destinação inadequada de materiais recicláveis, inclusive o vidro, que tem sido encaminhado para lixões, aterros sanitários, entre outros.

Por esses motivos, a  campanha prestará um serviço essencial, na tentativa de diminuir os problemas ambientais e sociais advindos dos impactos causados pela Covid – 19, os quais estão trazendo graves consequências às populações mais vulneráveis, como os catadores de materiais recicláveis. A campanha terá caráter excepcional e poderá contar com a participação da comunidade externa à Universidade, enquanto perdurar a situação de pandemia.

Tipos de vidros, recomendações e cuidados - Serão coletados todos os tipos de vidros, com exceção de lâmpadas fluorescentes e comuns, frascos de produtos químicos utilizados em laboratórios, frascos e ampolas de medicamentos, uma vez que devem receber tratamento diferenciado, conforme previsto na legislação vigente. No caso de vidros quebrados (cacos), orienta-se que sejam embalados de maneira adequada para que não causem acidentes. Caso os cacos de vidro forem pequenos, deve-se utilizar uma garrafa PET para embalá-los, por exemplo.

Pontos de Coleta – Os pontos de coleta serão os 16 coletores verdes já disponíveis nos Locais de Entrega Voluntaria (LEV) distribuídos na Cidade Universitária Prof. José da Silveira Netto: no Setor Básico (ICB, Fadesp, IG, Ienci, Lapac, RU, Bloco A, Capacit, Ginásio de Esportes, Prédio da Reitoria, Biblioteca Central e Vadião);  no Setor Profissional (Laesa – Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental e Faculdade de Mecânica); e Setor Saúde (Faculdade de Farmácia e Gedai– Faculdade de Elétrica). Link do Mapa.

Para mais informações sobre a campanha, entre em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Texto: Coordenação da Comissão de Coleta Seletiva Solidária da UFPA e Projeto de Extensão