Página inicial > Ultimas Notícias > Jornada de Etnomusicologia recebe submissão de trabalhos até 15 de outubro

Jornada de Etnomusicologia recebe submissão de trabalhos até 15 de outubro

• Publicado: Quarta, 07 de Outubro de 2020, 16h39

Jornada Etnomusicologia

Sabias que a Etnomusicologia é a ciência que objetiva o estudo da música como cultura? É ela que dá ênfase ao contexto no qual a música está inserida, e, para incrementar e potencializar o desenvolvimento na área da etnomusicologia no Norte do Brasil, nos dias 24, 25 e 26 de novembro, o Laboratório de Etnomusicologia (LabEtno), da Universidade Federal do Pará (UFPA), irá realizar a VII Jornada de Etnomusicologia, junto ao V Colóquio Amazônico de Etnomusicologia. O evento, que será gratuito, recebe submissão de trabalhos até 15 de outubro.

A música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento. Por essa razão, a VII Jornada de Etnomusicologia e o V Colóquio Amazônico de Etnomusicologia têm como objetivo principal congregar e apoiar as pesquisas feitas pelos docentes e discentes do Pará, para, então, fomentar e produzir conhecimento sobre a música regional da Amazônia.

De acordo com a professora Liliam Barros, a Jornada de Etnomusicologia realizada pela UFPA vem, a cada ano, avançando para se tornar um evento de grande importância para a área musical brasileira. "A jornada demarca um diferencial no Norte do Brasil, pois traz à tona discussões contemporâneas de interesse público dentro da área da Etnomusicologia, destinadas à socialização de pesquisas desenvolvidas nos âmbitos da Graduação e Pós-Graduação em Música, assim como a divulgação da produção científica, ampliando a produção de textos acadêmicos em língua portuguesa, sobre contextos regionais, nacionais e até internacionais", afirma.

Música para todos - Intitulado "Etnomusicologia em Tempos de Pandemia: no ensino, na pesquisa e na extensão", o evento conta com a participação de pesquisadores, professores, estudantes e músicos da Região Norte do Brasil, mas também terá colaborações de outras regiões do país, além de participações internacionais.

Em decorrência da pandemia da Covid-19, em 2020, a jornada ocorrerá em ambiente virtual.  As conferências, as palestras, as comunicações de pesquisas, as apresentações musicais, os debates com mestras e mestres da cultura popular e a produção de Anais acontecerão em forma de lives, pelo canal  do Laboratório de Etnomusicologia da UFPA no YouTube.

Para a professora Liliam Barros, o evento  irá proporcionar discussões contemporâneas de interesse público, "tais como a sustentabilidade regional por meio de manifestações culturais e musicais expressivas, a patrimonialização de bens culturais imateriais, a construção de identidades musicais, o desenvolvimento do turismo cultural, a valorização de saberes e fazeres tradicionais e de minorias, entre outras que tocam o desenvolvimento do estado paraense, especialmente nos âmbitos cultural, econômico e social".

Submissão de trabalhos - O prazo para a submissão de trabalhos foi prorrogado até o dia 15 de outubro. Os trabalhos devem ser enviados em formato de vídeos gravados pelos autores, conforme instruções nas normas de submissões. As apresentações serão disponibilizadas no canal do YouTube, no primeiro dia do evento. Durante toda a programação, o público poderá interagir simultaneamente pela área de comentários dos vídeos no YouTube, e, de forma sincronizada, via Google Meet. As comunicações serão subdivididas e organizadas em sessões a serem divulgadas previamente, após o período de avaliação.

Todas as informações referentes ao evento poderão ser encontradas diretamente aqui.

Serviços:

VII Jornada de Etnomusicologia junto ao V Colóquio Amazônico de Etnomusicologia.

Data: 24, 25 e 26 de novembro.

Hora: a partir das 17h.

Submissão de trabalhos prorrogada até 15 de outubro, mais informações aqui.

Plataforma de acesso: YouTube ou Google Meet

Para mais informações, acesse o site oficial do evento.

Texto: Gilberto Moura - Assessoria de Comunicação da UFPA