Página inicial > Ultimas Notícias > Comunidade acadêmica e entidades da sociedade civil se manifestam em defesa da nomeação do reitor eleito da UFPA

• Publicado: Quinta, 08 de Outubro de 2020, 15h29

Pórtico Principal da UFPA Foto Alexandre Moraes 1

A Universidade Federal do Pará está, há dezesseis dias, sem a nomeação da nova gestão da Instituição. O fato tem levado a comunidade acadêmica e entidades da sociedade civil a se mobilizar e cobrar a nomeação do reitor reeleito, Emmanuel Zagury Tourinho, cujo mandato encerrou no dia 22 de setembro. Desde então, o vice-reitor, Gilmar Pereira da Silva, assumiu o exercício da Reitoria e fica até o próximo sábado, 10 de outubro, quando também encerra seu mandato.

Diante dessa situação de anormalidade, no âmbito da Universidade, várias unidades acadêmicas da capital e do interior publicaram notas oficiais em apoio à nomeação do reitor eleito e em defesa da autonomia universitária. Notas foram aprovadas nas congregações das seguintes unidades de Belém: Instituto de Ciências da Arte (ICA), Instituto de Ciências da Educação (ICED), Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN), Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ), Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), Instituto de Letras e Comunicação (ILC), Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares (INEAF), Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), Núcleo de Ecologia Aquática e Pesca (NEAP), Núcleo de Educação Básica (NEB), Núcleo de Medicina Tropical (NMT), Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC). No interior do estado, foram publicadas notas dos campi de Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Bragança, Capanema, Castanhal, Marajó-Breves e Tocantins-Cametá. Outras manifestações foram publicadas pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), estudantes do PPGED, estudantes do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC-Tocantins-Cametá) e Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (FFTO).

Entidades de classe de professores, técnicos e estudantes também se manifestaram por meio de nota e organização de atos públicos, como a Associação dos Docentes da UFPA (ADUFPA), a Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituição Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (Proifes), Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino Superior no Estado do Pará (SINDTIFES) e Diretório Central dos Estudantes da UFPA (DCE).

Regional e nacionalmente, já se mobilizaram a União Nacional dos Estudantes (UNE), a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) - Regional Norte, o Conselho Regional de Psicologia da 10ª Região (Pará e Amapá), o Conselho Regional de Serviço Social (CRESS-PA), a Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará (OAB-PA), o Fórum Estadual de Educação do Pará (FEE-PA), o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica - São Paulo (SINASEFE-SP).

Pesquisadores e estudantes de pós-graduação, com o apoio da Associação de Pós-Graduandos da UFPA (APG-UFPA) e da Associação Nacional de Pós-Graduandos, lançaram um manifesto em apoio à nomeação do reitor eleitor, Emmanuel Tourinho. O manifesto já possui mais de mil assinaturas e é atualizado diariamente.

Entre as associações científicas e acadêmicas, publicaram notas o Fórum de Coordenadoras e Coordenadores de PPGs Norte e Sul, o Fórum das Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Letras, Linguística e Artes e a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs). Já foi lançado também um manifesto que está coletando assinaturas de dirigentes de associações científicas.

Texto: Divulgação Reitoria
Foto: Alexandre de Moraes