Página inicial > Ultimas Notícias > Conselhos da UFPA aprovam regimento para a eleição de representantes técnico-administrativos e início do Programa de Auxílio à Qualificação

• Publicado: Quinta, 08 de Outubro de 2020, 16h17

Foto drone ufpa Thiago Pelaes

O Conselho Universitário (Consun) aprovou, na última terça-feira, 6 de outubro, a proposta de regimento para a eleição de representantes técnico-administrativos nos Conselhos Deliberativos Superiores da Universidade Federal do Pará (UFPA). A eleição que ocorreria em abril deste ano foi postergada devido à situação de pandemia e, agora, ocorrerá nos dias 24 e 25 de novembro, de forma on-line, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Eleições (SigEleição - UFPA).

Os representantes e respectivos suplentes dos técnico-administrativos serão eleitos pelo voto direto e secreto dos seus respectivos pares e deverão pertencer ao quadro efetivo de pessoal da Instituição, exercendo seus mandatos por dois anos, podendo ser reconduzidos uma vez.

Esta será a segunda eleição on-line para representantes nos Conselhos Superiores de Técnico-Administrativos em Educação na UFPA, sendo que este método de eleição passou recentemente pela experiência exitosa da consulta pública para reitor e vice-reitor da Instituição, na qual o contingente de eleitores foi bem expressivo, demonstrando que o sistema SigEleição atende às expectativas institucionais.

Segundo o regimento eleitoral aprovado, serão eleitos seis representantes titulares e seis suplentes para o Conselho Superior de Administração (Consad); e seis representantes titulares, mais seis suplentes para o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe). Poderão ser candidatos bem como eleitores os técnico-administrativos ativos que não estejam afastados por motivos de licença ou cedidos a outros órgãos.

As inscrições de candidatos serão realizadas no dia 19 de outubro de 2020, das 8h às 18h, exclusivamente por meio de mensagem eletrônica. A Comissão Eleitoral confirmará aos candidatos, por e-mail, o recebimento do pedido de inscrição e divulgará, por meio de publicação no site eletrônico eleicaota2022.ufpa.br, as candidaturas homologadas, conforme cronograma apresentado na resolução aprovada, que prevê o término e a homologação da eleição até o dia 9 de dezembro de 2020, respeitando os prazos legais para interposição de recursos, caso ocorram.

Consad – O Conselho Superior de Administração (Consad/UFPA) reuniu-se na sequência para discutir e votar a proposta de resolução que institui o Programa de Auxílio à Qualificação (Proquali), destinado à concessão de auxílio financeiro para o desenvolvimento de servidores técnico-administrativos da UFPA, em nível de educação formal. A proposta, que teve parecer do pró-reitor de Administração da UFPA, João Cauby, foi aprovada com orçamento para execução já em 2021.

O programa, que é uma inciativa conjunta das Pró-Reitorias de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep) e de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), visa estimular a capacidade crítica e reflexiva de técnicos-administrativos para o aprimoramento de seu desempenho e consequente alcance dos objetivos institucionais.

Na minuta de resolução que busca instituir o programa, são apresentadas como modalidades de auxílio: o auxílio para participação em curso de graduação e o auxílio para participação em programa de pós-graduação stricto sensu, em nível de mestrado ou doutorado. Os valores dos auxílios serão definidos conforme a disponibilidade orçamentário-financeira da Instituição para o exercício, por meio de editais específicos contendo as regras e os critérios para concessão em conformidade com a resolução aprovada.

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Thiago Pelaes