Página inicial > Ultimas Notícias > Estão abertas as inscrições para a segunda edição da Olimpíada Brasileira de Educação Financeira

• Publicado: Sexta, 09 de Outubro de 2020, 15h58

OBEF

Estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas já podem fazer suas inscrições para a II Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (OBEF), que, em 2020, será realizada de forma remota entre os dias 23 e 27 de novembro. A iniciativa pretende contribuir para o empoderamento da população nacional, promovendo a inclusão social por meio de políticas fiscais, econômicas e financeiras. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 30 de outubro, mediante preenchimento de formulário on-line.

A Olimpíada Brasileira de Educação Financeira é um projeto criado e coordenado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Projeto de extensão “Educação Financeira para Toda a Vida”, e é realizado mediante parceria com várias universidades e institutos brasileiros, incluindo a Universidade Federal do Pará. Na Região Metropolitana de Belém, a OBEF é coordenada pelos professores Cristiano Descovi Schimith, Risolene Alves de Macena Araújo e Evaldo José da Silva, todos da Faculdade de Ciências Contábeis (Facicon/UFPA), vinculada ao Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA).

“A importância de realizar a OBEF está em seus objetivos, dos quais podemos citar como principais: estimular e promover o estudo da educação financeira nas instituições de ensino de todo o Brasil; despertar o interesse de crianças e adolescentes para o aprendizado da educação financeira; oportunizar aos jovens vivenciar um processo de alfabetização e apreensão de conhecimentos básicos em Educação Financeira; além de outros Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (ODS/PNUD) agenda 2030, que fazem parte dos objetivos da OBEF”, afirma o professor Evaldo José da Silva.

A competição terá cinco categorias baseadas nos níveis dos participantes: Nível 1, de estudantes do 2º e 3º ano do ensino fundamental I; Nível 2, de estudantes do 4º e 5º ano do ensino fundamental I; Nível 3, de estudantes do 6º e 7º ano do ensino fundamental II; Nível 4, de estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental II; e Nível 5, de estudantes do 1º ao 3º ano do ensino médio.

Prova - A prova ocorrerá em uma única etapa, sendo composta por dez questões de múltipla escolha para o Nível 1 e de 15 questões de múltipla escolha para os Níveis 2 a 5. Após o término das inscrições, será divulgada a plataforma na qual o exame será realizado. Tutoriais explicarão os procedimentos necessários para participar da competição. Os estudantes terão duas horas para responder às questões de temas relacionados à economia e matemática financeira. Para saber mais sobre os conteúdos abordados na prova, confira o item 6.2 do edital da OBEF.

Resultados - As informações sobre a pontuação obtida por cada estudante serão enviadas para as escolas em que estão matriculados. A partir do dia 16 de dezembro, será disponibilizada no site do Projeto de extensão "Educação Financeira para Toda a Vida" a lista dos participantes com certificados na II OBEF.

II Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (OBEF)

Data: de 23 a 27 de novembro

Inscrições: gratuitas, até o dia 30 de outubro, pelo formulário on-line.

Mais informações podem ser consultadas no edital da OBEF, pelo site e pelo e-mail da coordenação local: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação OBEF