Página inicial > Ultimas Notícias > Propesp recebe submissão de vídeos para o XXXI Seminário de Iniciação Científica

• Publicado: Sexta, 09 de Outubro de 2020, 16h14

Iniciação científica

Com o objetivo de compartilhar com a comunidade acadêmica os resultados das pesquisas feitas pelos alunos de graduação da UFPA, vinculados ao Programa de Iniciação Científica (Pibic), de 30 de novembro a 4 de dezembro de 2020, irá acontecer o XXXI Seminário de Iniciação Científica (Seminic). Em virtude das medidas de distanciamento social, este ano, a realização será no formato remoto e os bolsistas devem realizar suas apresentações por meio de vídeos e enviá-las ao site do Seminic, de acordo com as indicações do site da Propesp.

O Seminic acontece anualmente e expõe o trabalho de pesquisa desenvolvido pelos bolsistas e seus orientadores ao longo de 12 meses (período de duração das bolsas de Iniciação Científica). Este ano, serão transmitidas lives para apresentar os 36 melhores trabalhos de Iniciação Científica, premiados no Edital Estágio-Pibic Verão (EPV) 2020, das diversas áreas do conhecimento (Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências da Vida; Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes).

"O intuito é avaliar a qualidade da produção científica, por meio de um comitê externo formado por pesquisadores do CNPq. É o momento de apresentar à comunidade acadêmica as primeiras experiências dos alunos da graduação com a pesquisa e a produção de conhecimento e de prestar contas à sociedade do investimento feito pelos incentivadores da pesquisa estudantil, CNPq, Fapespa e a própria UFPA. Por conta da pandemia, as apresentações dos bolsistas serão recebidas no formato de vídeo e disponibilizadas para toda a comunidade no site do evento e nas mídias sociais da UFPA", explica Luana Roriz, da Coordenadoria de Iniciação Científica/Propesp.

Os trabalhos poderão ser apresentados pelos bolsistas de Iniciação Científica que participaram dos Programas Iniciação Científica gerenciados pela Propesp (Pibic, Prodoutor), além do Programa Voluntário de Iniciação Científica (Pivic), no período de 1 de agosto de 2019 a 31 de julho de 2020. Este ano, não é obrigatória a participação de todos os bolsistas, porém é necessário justificar a ausência.

A programação do XXXI Seminic contará ainda com a presença do Prof. Luiz Davidovich, presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), convidado para a palestra de abertura sob o tema "Ciência no Brasil, história, realizações e desafios", que será transmitida pelo Facebook e pelo canal do Youtube da PROPESP.

Para participar - Os vídeos deverão ser enviados pelos bolsistas no período de 8 a 15 de outubro, via SIGAA. O arquivo deve ter, no máximo, o tamanho de 250 Mb e duração de até 3 (três) minutos, além de ter sido gravado na horizontal e no formato MP4. O participante deve ter atenção também quanto aos preceitos éticos e jurídicos referentes ao uso de imagem de terceiros em seu vídeo, além do uso de trechos de obras protegidas por direitos autorais.

"Esperamos contar com a ampla participação dos bolsistas e de toda a comunidade acadêmica, pois o formato é novo, mas a missão de despertar a vocação científica nos estudantes de graduação e estimular a formação de recursos humanos para a pesquisa, contrapondo-se às dificuldades é a mesma", ressalta Luana Roriz.

XXXI Seminário de Iniciação Científica

Data: de 30 de novembro a 4 de dezembro de 2020

Mais informações no site da Propesp

Texto: Maiza Santos - Assessoria de Comunicação da UFPA