Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Decano do Conselho Universitário assumirá a reitoria da UFPA se um dos docentes da lista tríplice não for nomeado até este sábado, 10
Início do conteúdo da página

Decano do Conselho Universitário assumirá a reitoria da UFPA se um dos docentes da lista tríplice não for nomeado até este sábado, 10

  • Publicado: Sexta, 09 de Outubro de 2020, 17h39

UFPA Foto Thiago Pelaes drone 0004

A Universidade Federal do Pará está há dezessete dias sem reitor nomeado. O mandato do vice-reitor Gilmar Pereira da Silva, que assumiu o exercício da Reitoria, encerra neste sábado, 10 de outubro. Diante da indefinição da nomeação até o momento, o Conselho Universitário (Consun) da Universidade Federal do Pará (UFPA) reuniu-se em caráter extraordinário nesta sexta-feira, 9 de outubro, e decidiu, por unanimidade, designar o seu Decano, o conselheiro com mais tempo de atuação na instância máxima de deliberação institucional, para assumir a gestão da UFPA até que o Governo Federal nomeie um dos integrantes da lista tríplice aprovada pelo Consun para o mandato do quadriênio 2020-2024. 

De acordo com o art. 20, §2º do Estatuto da UFPA e com os artigos 74, §2º, e 280 do Regimento Geral da UFPA, em casos de vacância dos cargos de reitor e vice-reitor, o decano do Consun fica à frente da Reitoria e os casos omissos devem ser deliberados pelo Conselho. Os membros do Consun aprovaram, por unanimidade, a designação do professor Tadeu Oliver Gonçalves para exercer o cargo de reitor da UFPA, a partir do dia 11 de outubro de 2020, até que seja nomeado um dos docentes integrantes da lista tríplice aprovada pelo Consun.

professor TadeuDiz o texto da Resolução n. 823/2020 aprovada: “fica designado o Professor Doutor Tadeu Oliver Gonçalves, Decano do CONSUN, para exercer, a partir do dia 11 de outubro de 2020, o cargo de Reitor da Universidade Federal do Pará”. A reunião foi transmitida ao vivo pelo Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE/UFPA) e pela plataforma Youtube.

O professor Tadeu Oliver Gonçalves é docente da UFPA desde 1976, professor titular do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI). É o mais antigo membro do Conselho Universitário, atualmente como representante docente do seu instituto. Ao final da reunião, após a aprovação da resolução, o professor declarou: “Em respeito à comunidade acadêmica e à democracia, assumo o compromisso com todos de que a minha luta vai ser pela posse de Emmanuel e Gilmar. A Universidade não é só nossa, é do povo paraense, da Amazônia, e temos o dever de defender que seus gestores eleitos sejam empossados, conforme decidido pelas representações institucionais e referendado pelo Conselho, ao encabeçarem a lista tríplice encaminhada ao MEC”.

O reitor em exercício, Gilmar Pereira da Silva, também agradeceu aos conselheiros e disse que a decisão do Consun foi importante diante de um cenário tão difícil. “Neste ano de 2020, em que sofremos várias provações, entre elas a pandemia, esta é uma das ações importantes que tomamos, a fim de manter a Universidade viva e pulsante”, afirmou.

O Conselho Universitário ainda reafirmou que seguirá cobrando a nomeação do reitor eleito com 92,7% dos votos da comunidade universitária, Emmanuel Zagury Tourinho.

O decano Tadeu Oliver Gonçalves assume a Reitoria no domingo, 11 de outubro, e ficará na função até que o presidente da República nomeie o(a) novo(a) reitor(a) da UFPA com base na lista tríplice aprovada pelo Consun.

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Thiago Pelaes e arquivo pessoal

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página