Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA e Alunorte assinam novo acordo para pesquisas de uso do resíduo de bauxita

UFPA e Alunorte assinam novo acordo para pesquisas de uso do resíduo de bauxita

• Publicado: Sexta, 09 de Outubro de 2020, 17h58

bauxita

A Alunorte e a Universidade Federal do Pará (UFPA) anunciam novo acordo para pesquisa sobre o uso do resíduo da bauxita na construção civil. Desta vez, o foco será na produção de agregado sintético, um tipo de material que vai misturado ao concreto na construção civil. Assim seria possível reduzir a necessidade de utilização de recursos naturais e ainda dar uma destinação ao resíduo de bauxita. A pesquisa terá duração de 18 meses e conta com um investimento de pouco mais de R$ 1,5 milhão por parte da companhia. A equipe contará com a participação de nove pesquisadores vinculados a quatro Programas de Pós-Graduação do Instituto de Tecnologia da UFPA

“A Alunorte e a Hydro atuam buscando soluções sustentáveis para o resíduo de bauxita, incluindo a utilização de parte dele para a geração de novos produtos. Esta nova parceria, voltada ao desenvolvimento de agregados sintéticos para a construção civil, é mais um passo para atingirmos esse objetivo”, explica o diretor Industrial da Alunorte, Michel Lisboa, acrescentando que a UFPA tem sido uma parceira estratégica para relevantes iniciativas. “A excelência da UFPA é reconhecida e a Universidade tem sido uma parceira estratégica na busca por soluções mais sustentáveis para a nossa operação e para as regiões onde atuamos”, complementa.

“Esta pesquisa tem perspectivas muito boas. O resíduo de bauxita é formado principalmente por alumíno, silicatos, aluminatos e minerais ricos em ferro e titânio. Este resíduo tem um enorme potencial para utilização na indústria de construção civil, pela quantidade e propriedade apresentada por este material”, afirma o professor Alcebíades Negrão Macedo, que está liderando o projeto pela UFPA.

Segundo a proposta de projeto da UFPA, o objetivo do estudo é a produção de Agregado Graúdo Sintético com o resíduo da bauxita, argila e sílica para aplicação em estruturas de concreto amplamente demandado pelo setor de construção civil na região.

O estudo inclui desenvolvimento e otimização da rota tecnológica, avaliação do desempenho e durabilidades do agregado e concreto e ensaios de elementos estruturais do concreto. Os agregados graúdos convencionais costumam ser seixo rolado e brita. Há no mercado diversos tipos de agregados naturais com diferentes aplicações que variam de acordo com a sua densidade. Por exemplo: podem ser utilizados em vigas, pilares, lajes, bloco estrutural, placas, contrapiso, meio-fio e juntas.

Pesquisa para cimento sustentável - Este é o segundo projeto de pesquisa para o uso do resíduo da bauxita na construção civil que a Hydro anuncia em 2020. Em junho, a companhia anunciou um acordo para pesquisa sobre o uso do resíduo da bauxita na produção de um cimento com baixa emissão de carbono. Por meio desse projeto, a companhia objetiva desenvolver soluções tecnológicas sustentáveis para os produtores locais de cimento de modo a reduzir não somente o seu custo de produção, mas também principalmente o seu impacto ambiental, por meio da redução da emissão de gases causadores do efeito estufa e da preservação de recursos naturais.

Os dois projetos integram o convênio entre a Hydro e a Universidade, iniciado em 2019 para a realização de diversas linhas de pesquisa entre elas, com o resíduo resultante das operações da Hydro em Barcarena e Paragominas.

Texto e foto: Divulgação