Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Circuito Rosa compartilha experiências de diferentes áreas da saúde no tratamento do câncer de mama
Início do conteúdo da página

Circuito Rosa compartilha experiências de diferentes áreas da saúde no tratamento do câncer de mama

  • Publicado: Sexta, 09 de Outubro de 2020, 18h17

Circuito Rosa

Em alusão à campanha do Outubro Rosa, a Liga Acadêmica de Assistência Oncológica (LAAO) da UFPA irá realizar um ciclo de palestras denominado "Circuito Rosa" durante este mês. A ideia é levar conhecimento sobre o câncer de mama para todas as áreas da saúde e público em geral. As palestras irão ocorrer nos dias 9, 16, 23 e 30 de outubro, todas as  sextas-feiras do mês. As inscrições para o evento podem ser feitas pelo Instagram da LAAO. A transmissão será no canal do YouTube da LAAO. Haverá certificação.

Como a Liga atua de forma interdisciplinar na área da saúde, o objetivo do evento é levar para a comunidade informações sobre o Outubro Rosa, abordando temáticas diferentes a cada semana. Durante as palestras, a ideia central é interligar vários profissionais da saúde em um único tema, para que cada um contribua com conhecimentos e estudos de sua área específica para o tratamento do câncer de mama. As discussões irão ocorrer baseadas nas experiências profissionais e acadêmicas das palestrantes.

"O Circuito Rosa pretende informar sobre a campanha do Outubro Rosa. Sendo que esse conhecimento será tanto no âmbito hospitalar, com os protocolos utilizados pelas palestrantes no seu dia a dia de trabalho, quanto na área da pesquisa, exemplificando com a evolução celular do câncer de mama. Todos os temas foram baseados na perspectiva do profissional da saúde, que, cada um na sua função específica, auxilia no tratamento do paciente. O farmacêutico, o enfermeiro e o psicólogo exercem papel fundamental na evolução diária da pessoa que está em tratamento", explicou a graduanda Daniele Ferreira Sodré, integrante da LAAO.

Para participar - As transmissões irão ocorrer no canal do YouTube da LAAO. As inscrições podem ser feitas pelo Instagram da LAAO. Haverá certificado de participação com carga horária de 5h (cinco horas) em todos os dias do evento.

A programação do Circuito Rosa terá quatro momentos distintos, que serão distribuídos entre as sextas-feiras do mês de outubro. As temáticas são: Cuidado oncológico farmacêutico para pacientes com câncer de mama, no dia 9, às 19h;  Feminilidade e psicologia: os aspectos psicológicos de uma paciente com câncer de mama, no dia 16, às 20h; O papel do enfermeiro no combate e prevenção do câncer de mama, que será no dia 23, às 19h; e A evolução das células cancerosas no corpo da mulher com câncer de mama, que será discutido no dia 30, às 19h.

LAAO - A Liga Acadêmica de Assistência Oncólogica da UFPA visa abordar a área psicológica, social e biológica de pacientes oncológicos. Funciona com o objetivo de atender melhor ao paciente oncológico, visando à abrangência multidisciplinar dos cursos da saúde, biológicas e humanas.


A iniciativa realiza atividades que priorizam o tripé da UFPA. Entre as ações, estão o ensino com aulas internas, discutindo e aprendendo por meio de artigos, livros e casos clínicos; pesquisas por meio de parcerias com instituições filantrópicas que acolhem pessoas com câncer, do interior do estado; e a extensão levando à comunidade um pouco do conhecimento técnico-científico.

Serviço:

Circuito Rosa

Data: 9, 16, 23 e 30 de outubro

Hora: varia de acordo com o dia do evento

Local: canal do YouTube da LAAO

Inscrição e mais informações no Instagram da LAAO

Texto: Maiza Santos - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página