Página inicial > Ultimas Notícias > Reitor Emmanuel Tourinho é reconduzido à reitoria da UFPA

Reitor Emmanuel Tourinho é reconduzido à reitoria da UFPA

• Publicado: Quarta, 14 de Outubro de 2020, 17h55

REITOR ELEITO E EMPOSSADO MICHEL PINHO

“Hoje iniciamos um novo ciclo para a Universidade, com a certeza de que a Instituição caminhará na direção escolhida pela comunidade para seu desenvolvimento ao longo dos próximos 4 anos”. Foi com o ânimo renovado e feliz que Emmanuel Tourinho, reconduzido à reitoria da Universidade Federal do Pará, iniciou sua fala aos jornalistas, durante a coletiva de imprensa, realizada no começo da tarde desta quarta-feira, 14.

A nomeação do reitor foi publicada no Diário Oficial da União e reuniu inúmeros apoiadores no prédio da Reitoria, no Campus do Guamá. Ao chegar ao local, por volta das 11 horas da manhã, Emmanuel Tourinho e Gilmar Silva foram recebidos com muitos aplausos. Ali mesmo, em meio às centenas de professores, alunos e técnicos, o reitor reconduzido ao cargo agradeceu todo o apoio recebido e enfatizou a determinante atuação do Conselho Universitário em um momento tão importante quanto delicado e inédito em toda a história da maior instituição pública de ensino da Pan-Amazônia.

REITOR E VICE REITOR MICHEL PINHO“Sou muito grato à confiança de todos e todas, pelo empenho dos que trabalharam na eleição. Tenho que fazer dois agradecimentos muito especiais, porque não posso falar os nomes de todos: ao meu vice-reitor, professor Gilmar Silva, e à pessoa mais importante da minha vida, minha esposa, Simone Neno. É um enorme prazer trabalhar com esse maranhense de sorriso franco. Gostaria também de agradecer ao Conselho Universitário, por ter se comportado de maneira exemplar, como guardião e um verdadeiro defensor da democracia dentro da Universidade Federal do Pará. Agradeço também às entidades, como DCE, UNE, Proifes, Adufpa,  Sinditifes, aos coletivos estudantis da UFPA, às entidades de classe de várias profissões, às associações científicas do Pará e do Brasil, às organizações da sociedade civil e à Imprensa”, declarou.

Emmanuel Tourinho e Gilmar Silva foram recebidos pelo professor Tadeu Oliver, decano do Consun, que estava em exercício interino da Reitoria da UFPA. “Hoje é um dia histórico para a Universidade. Neste meu mandato mais curto, mas de enorme significância, mostramos que somos capazes, lutamos pela democracia, pela autonomia universitária. E hoje fazemos história para todo o Brasil. Esta universidade não é nossa – é do Pará, de toda a Amazônia. Respeitaram a vontade da comunidade universitária!”, disse emocionadíssimo e com lágrimas nos olhos. Tadeu Oliver, 71, ocupou a reitoria por 72 horas, conforme previsto pelo regimento e estatuto internos, diante da indefinição e vacância do cargo. Tourinho ressaltou os sentimentos democrático e republicano, norteadores da conduta do decano do Consun.

Eleito com 92,7% dos votos válidos da consulta acadêmica e primeiro nome da lista tríplice, o professor Emmanuel Zagury Tourinho assinou, após a coletiva à imprensa, o termo de posse do Ministério da Educação.

Texto: Assessoria da Reitoria
Fotos: Michel Pinho