Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Festival Jambu Live levará mais de 60 espetáculos para a internet
Início do conteúdo da página

Festival Jambu Live levará mais de 60 espetáculos para a internet

  • Publicado: Sexta, 16 de Outubro de 2020, 17h36

Jambu Live

Música, dança, teatro, cultura paraense para assistir e divertir-se sem sair de casa! Essa é uma das propostas do Festival Jambu Live, o maior festival on-line de cultura paraense, que começa no próximo dia 23 de outubro. O festival é resultado de um Projeto de Extensão da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Pará (Facom/UFPA) e apresentará mais de 60 espetáculos ao vivo, na internet, garantindo entretenimento e incentivo aos artistas locais neste período de pandemia. 

Para a coordenação do projeto, o setor cultural foi um dos primeiros a serem afetados pela pandemia da Covid-19 e será um dos últimos a conseguir se recuperar. E para ajudar os vários artistas que tiveram seus shows e agendas cancelados, o festival trouxe a proposta de realizar lives para monetizar o trabalho de profissionais da área. 

O festival é uma das atividades da reunião de dois projetos, o Jambu Festival e o Conexões Periferia, financiados por emendas parlamentares. Ele é coordenado pela vice-diretora da Facom/UFPA, prof. Regina Lima, que se orgulha em ver um projeto de extensão tão grande que nasceu na Universidade e vai alcançar tantas pessoas. “Ele (o evento) atende a uma das missões que a Universidade tem: o ensino, a pesquisa e a extensão”, afirma Regina. E a professora completa dizendo: “ é através dos projetos de extensão que a universidade dialoga com a sociedade”.

Regina também explica a importância da remuneração que o festival vai garantir para os artistas, mesmo em meio a um momento de crise. “Se antes o evento iria remunerar os artistas, agora isso se agiganta, pois estamos remunerando os artistas num momento de crise muito sério. Isso é muito importante”, afirma.

Jambu Live - Carimbó, samba, MPB, melody, entre outros ritmos populares na nossa região estão garantidos na programação que teve curadoria da cantora Alba Mariah. Artistas com anos de carreira, como Adamor do Bandolim, Joelma Kláudia, Sammliz e Trio Manari, unem-se aos novos nomes da música feita no Pará, como Keila, Jeff Moraes, Nanna Reis e o grupo Carimbó Cobra Venenosa, numa superprogramação, com mais de 50 artistas, que seguirá por várias semanas.

A cantora Sammliz realizará, no Jambu, a sua primeira live neste período de pandemia, pois não se sentiu bem com as diversas perdas que aconteceram no decorrer do ano. Mas, sobre o festival, a cantora conta que tocar é sempre uma experiência nova. “Toda forma de tocar, seja em casa, sozinha, entre amigos, apresentação virtual, para uma multidão, traz sentimentos queridos, intensos e variados. Afinal, é o que somos e amamos fazer. É sempre uma aventura nova”, afirma. “A live será em formato completamente novo. Só o que posso dizer. Mas será bonito e intenso”, completa.

Já Priscila Duque, líder e vocalista do Carimbó Cobra Venenosa, ressalta a importância dos festivais on-line no período de pandemia para fortalecer financeiramente os artistas e os agentes de multiplicação cultural locais. “Um festival como esse que consegue pagar um cachê razoável aos artistas, potencializar visibilidade e dispor de uma infraestrutura de qualidade para uma apresentação que entregue um bom show é fundamental, tanto do ponto de vista financeiro quanto do ponto de vista do alimento do artista. O show é o alimento do artista. O artista que não faz show é como um pássaro que não voa”, afirma Priscila.

Priscila conta que o show trará diversas novidades criativas e interativas com o ambiente digital. Além disso, será um momento de reencontro, pois o grupo ficou longe do estado durante alguns meses, e de comemoração pelo aniversário da vocalista. “Vai ser muito axé, vai ser muito amor e vai ser muito lindo. Eu tenho certeza”, afirma.

Além dos mais de 50 espetáculos musicais, o festival selecionou 15 grupos de artes cênicas para também realizarem apresentações. O objetivo foi também valorizar diferentes tipos de artistas da região. Entre as apresentações, estão peças teatrais, dança e performances.

Diverso e plural - Segundo a curadora de artes cênicas do festival, Ana Flávia Mendes, a pluralidade cultural, artística e de gênero será uma das principais características dessas apresentações. “Fizemos uma seleção de trabalhos considerando como principal critério a diversidade de linguagens e representatividade na área, procurando dar espaço a grupos de diferentes origens, entre artistas já consolidados e outros em ascensão no cenário local”, afirma.

Ana Flávia reitera que a diversidade se dará também nos diversos estilos dos grupos. “A diversidade será a maior marca. Neste sentido, teremos trabalhos de dança de salão, hip-hop, dança contemporânea, teatro com bonecos, clown, teatro experimental, contação de histórias, entre outros, procurando mostrar a amplitude do fazer cênico em nossa cidade, com a maior qualidade possível”, conclui.

O grupo Palhaços Trovadores foi um dos grupos selecionados para se apresentar no festival. O diretor do grupo, Marton Maués, afirma que será uma experiência nova, com direito a frio na barriga. “Estamos com todas as expectativas imagináveis. É tudo novo pra nós, pois o trabalho do palhaço requer um contato direto com o público, olho no olho, e não teremos isso”, afirma.

“Ficamos felizes com o convite, até porque estávamos parados há muito tempo e temos um espaço que, mesmo parado, nos dá despesas”, continua Marton. Ele também comenta a importância da arte em tempos tão difíceis, ainda mais valorizando a produção local. “Iniciativas que incentivem o contato do público com a arte, sobretudo neste momento que vivemos, são de fundamental importância. Estávamos precisando disso, nós, os artistas e o público. Estamos recebendo muitas transmissões, lives, de fora do estado, e muito pouco dos artistas locais. A arte está tendo um papel fundamental nesta pandemia. A arte nos salva a todos. E a live está salvando a arte”, conclui Marton.

O festival Jambu Live será realizado por meio de lives no YouTube. Para acompanhá-las, basta inscrever-se no canal oficial do festival. Para acompanhar todas as novidades, você pode seguir o Jambu nas redes sociais.

Texto e arte: Divulgação Jambu Live

registrado em:
Fim do conteúdo da página