Página inicial > Ultimas Notícias > Congresso Nacional de Engenharia Ferroviária promove troca de informações entre pesquisadores e empresas do setor ferroviário

• Publicado: Sexta, 16 de Outubro de 2020, 17h59

CONEFER

A Universidade Federal do Pará, em conjunto com a Universidade Federal de  Santa Catarina (UFSC) e o Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), promove, de 27 a 29 de outubro, o I Congresso Nacional de Engenharia Ferroviária (Conefer). O evento será on-line, gratuito e contará com a participação de representantes de diversas empresas do setor. Para participar, basta se inscrever no site do evento.

O Conefer tem como objetivo fomentar a interação entre os alunos e os professores dos cursos de Engenharia Ferroviária das três instituições organizadoras e as empresas do setor, com palestras de pesquisadores e engenheiros de referência nacional e internacional. Além disso, busca divulgar as inovações tecnológicas, as oportunidades e as perspectivas para o segmento.

“O Conefer se adapta a um 2020 que impõe mudanças nas formas de compartilhamento e construção do conhecimento. Ao mesmo tempo em que as restrições causadas pela pandemia da Covid-19 inviabilizaram um evento presencial, elas também motivaram alunos e professores da UFPA, da UFSC e do IF Sudeste MG a organizar um evento que integrasse plenamente o trabalho realizado pelos três cursos de graduação”, pontua o professor Paulo Machado, representante da organização na UFPA.

A parceria institucional visa criar um canal de interação permanente, com o objetivo de ampliar a rede de contatos dos alunos do curso de Engenharia Ferroviária e Logística da UFPA com os alunos de Engenharia Metroviária e Ferroviária da UFSC e do IF Sudeste MG.

Inscrições - O evento é voltado aos estudantes, pesquisadores e professores da área de Engenharia Ferroviária e, para participar, basta acessar aqui para se inscrever gratuitamente. É necessário preencher seus dados, como endereço de e-mail, nome completo e instituição da qual faz parte, até o dia do evento.

Programação - A programação do Conefer contará com palestras de pesquisadores e engenheiros nacionais e de países como Japão e Inglaterra, além de sessões técnicas, visita técnica on-line e apresentações sobre a segurança em ferrovias, transporte urbano sobre trilhos, manutenção ferroviária, estudos sobre a constituição dos trilhos, entre outros. Ao final, haverá uma mesa-redonda, intitulada "O papel do engenheiro ferroviário no desenvolvimento do país", com a presença de egressos das faculdades organizadoras do evento.

“É importante transferir a experiência de início de carreira profissional dos alunos egressos de cada instituição aos alunos que estão cursando engenharia e que participarão do evento, destacando as particularidades das atuações profissionais dos participantes e o conhecimento adquirido na universidade”, conclui o professor Paulo Machado.

I Congresso Nacional de Engenharia Ferroviária (Conefer)

Data: de 27 a 29 de outubro, virtualmente.

Inscrições: gratuitas, acesse aqui para se inscrever.

Mais informações podem ser conferidas no site do evento.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA