UFPA divulga orientações para estudantes receberem chips com dados móveis para uso no Ensino Remoto Emergencial
A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Superintendência de Assistência Estudantil (Saest), irá iniciar a entrega dos chips de dados móveis para os alunos beneficiados pelo Auxílio Emergencial de Apoio à Inclusão Digital – Modalidade I (pacotes de dados móveis) referente ao Edital 06/2020/SAEST/UFPA. A entrega será no período de 19 de outubro a 6 de novembro de 2020.
Segundo a Saest, foi deferido, na Modalidade I do Auxílio Inclusão Digital, o total de 5.638 discentes, porém o primeiro lote de chips encaminhado à UFPA pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa RNP/MEC consta de 3.266 unidades. Ainda faltam ser encaminhadas mais 2.372 unidades que, segundo o MEC, serão enviadas à UFPA no dia 26 de outubro deste ano.
Para evitar aglomerações e agilizar a distribuição, a Saest está encaminhando os chips com os dados móveis para as Unidades Acadêmicas e campi que já estão fazendo a distribuição para os estudantes. Vale ressaltar que os chips não estão vinculados às faculdades ou aos cursos, mas sim ao número de CEP informado pelo discente, no momento do preenchimento do Formulário do Ministério da Educação (MEC), no Sigaest.
Para saber a que local devem se dirigir para receber os chips, os estudantes precisam consultar uma lista publicada no site da Saest com os nomes dos beneficiados com o Auxílio Modalidade I (pacotes de dados móveis – chips). A Saest informa que, em caso de o nome de algum discente deferido não constar desta primeira lista, constará da próxima a ser divulgada quando a RNP/MEC enviar o segundo lote de chips para a UFPA. Para pesquisa por CPF, acesse aqui.
Recebimento - Para receber os chips com dados móveis, os estudantes devem seguir alguns procedimentos. Primeiramente, deve conferir se o seu nome consta na lista divulgada e verificar o local onde será entregue o chip. No local de recebimento, será apresentada uma lista em que se encontra o nome do discente que, com o atendente, deve conferir se os dados estão todos corretos. Em caso de o discente não estar vinculado à Unidade Acadêmica ou ao Campus em que se encontra disponível o seu chip, o aluno deve apresentar documento de identificação com foto.
O chip deve ser entregue diretamente ao discente beneficiado. Em caso de não ser possível, o beneficiado deverá nomear um procurador, por meio de documento de procuração, para receber o chip. O pacote de dados móveis já vem liberado para uso imediato, bastando inserir no aparelho. O chip possui 20 gbytes, que serão renovados automaticamente a cada mês.
Para o ato de retirada do chip, é necessário que os estudantes adotem todas as medidas de proteção para a saúde, como o uso de máscara e caneta própria para assinar a lista.
Mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou 3201-7262 e 32017268 (segunda a sexta-feira, das 9h às 13h)
Texto e arte: Assessoria Saest
Redes Sociais