Professor da UFPA recebe prêmio internacional por pesquisa interdisciplinar que envolve física e psiquiatria
O professor Thiago Rafael da Silva Moura, do Campus de Salinópolis da UFPA, recebeu o prêmio RULA AWARDS de "Pesquisador Inovador Internacional do Ano: Pesquisador Inovador do Ano em Física Estatística e Computacional". O prêmio foi cedido por sua pesquisa “Mutual Autism in Random Walks”, realizada em parceria com Anderson de Jesus Araújo Ramos e André de Jesus Araújo Ramos, a qual utiliza Física aplicada à Medicina para construção de novas ferramentas para auxiliar no diagnóstico de transtornos invasivos do neurodesenvolvimento, especialmente o transtorno do espectro autista.
A pesquisa premiada abrange três áreas: a Física, a Psiquiatria e a Neurociência computacional. Segundo o professor, a integralização dessas áreas está sendo utilizada em pesquisas para desenvolver novas técnicas e ferramentas que auxiliem na classificação, no diagnóstico e ns elaboração de protocolos mais confiáveis para o diagnóstico de transtornos mentais.
“Esta pesquisa, especificamente, foi inspirada nos sintomas dos transtornos do espectro autista: interesses restritos, déficits na comunicação, falta de reciprocidade socioemocional, déficits no desenvolvimento de relações, anormalidades no contato pelo olhar, expressão corporal e comportamento repetitivo. Construímos um modelo físico análogo aos sintomas dos transtornos do espectro autista, observando em quais momentos o transtorno emergia mais intensamente. Conseguimos quantificar o transtorno em vários graus: leve, moderado e grave”, explica Thiago Rafael.
Agora a equipe trabalha para a validação do modelo e construção de artefatos tecnológicos de software. Neste ponto, eles avaliam distúrbios da fala, especificamente, dois sintomas relacionados aos transtornos do espectro autista e outros transtornos invasivos do desenvolvimento: a ecolalia e a palilalia. Segundo Thiago Rafael, a tecnologia que está sendo desenvolvida pode ser aplicada para a Psiquiatria.
“O profissional de Psiquiatria poderá usar nossa ferramenta computacional como dispositivo auxiliar no diagnóstico de transtornos invasivos do desenvolvimento como os transtornos do espectro autista. Este software avaliará a fala do paciente em exames de rotina”.
Motivo de inspiração - Para o professor, receber o prêmio de “Pesquisador Inovador Internacional do Ano: Pesquisador Inovador do Ano em Física Estatística e Computacional” é gratificante, porém o feito só é realmente importante a partir do momento em que ele é capaz também de inspirar outras pessoas, assim como acontece com ele ao ver estudos de outros colegas premiados.
“O reconhecimento não é importante em si, exceto se servir de inspiração para outras pessoas fazerem o melhor em suas atividades, produzindo o melhor do conhecimento humano para a humanidade. Sempre foi uma inspiração poder ver meus professores e colegas de trabalho sendo reconhecidos por suas pesquisas. Tenho esperança que este também tenha o mesmo efeito”, finaliza.
Para ler a pesquisa completa, acesse aqui.
Texto: Rafael Miyake - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Divulgação RULA Awards
Redes Sociais