Página inicial > Ultimas Notícias > Hospital Barros Barreto recebe encontro de cirurgia para tratamento de doenças pulmonares e laringotraqueais

• Publicado: Terça, 20 de Outubro de 2020, 16h17

capa cirurgia toracica

Com o avanço da tecnologia na área da saúde, métodos menos invasivos para procedimentos cirúrgicos são cada vez mais comuns em instituições hospitalares. Para discutir o tema, nos dias 22, 23 e 24 de outubro, cirurgiões torácicos de todo o Brasil estarão reunidos no I Encontro Via Amazônia para Tratamento de Doenças Inflamatórias Pulmonares e Laringotraqueais, evento inédito realizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica. O evento contará com a participação do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), no qual serão realizados quatro procedimentos para o tratamento de pacientes com tuberculose multirresistente atendidos no hospital, apresentando a técnica de cirurgia vídeoassistida (VATS).

As cirurgias serão conduzidas por Paula Ugalde, professora da Universidade Laval e cirurgiã torácica do Instituto Universitário de Cardiologia e Pneumologia de Quebec, no Canadá, e acompanhadas pelos professores da disciplina de Cirurgia Torácica da Faculdade de Medicina da UFPA, Roger Normando e Ajalce Janahú. Os procedimentos acontecerão no bloco cirúrgico do HUJBB, nos dias 22 e 23, sendo transmitidos ao vivo para o auditório da instituição, em que estudantes de Medicina e profissionais previamente inscritos no evento (que tem público presencial restrito por conta da pandemia de covid-19) poderão assistir. Profissionais vinculados à Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica também poderão acompanhar o evento pela internet, em link fornecido pela própria entidade. No dia 24, o encontro continua no Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), com a realização das cirurgias das vias aéreas.

Os quatro pacientes que irão se submeter às cirurgias realizadas no evento assinaram termo de consentimento para a transmissão on-line e ainda terão sua privacidade assegurada. “São casos em que há falência do tratamento clínico e só resta a ressecção cirúrgica como última alternativa”, afirma o professor e cirurgião Roger Normando. Esses pacientes são referenciados via Sistema Único de Saúde (SUS) e realizam tratamento no Ambulatório de Tuberculose Multirresistente (TBMR) do HUJBB, referência secundária e terciária para o tratamento da tuberculose no estado do Pará.

O I Encontro Via Amazônia para Tratamento de Doenças Inflamatórias Pulmonares e Laringotraqueais contará também com a participação de cirurgiões de diversas instituições do Brasil, como do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), do Hospital Geral do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, do Hospital Getúlio Vargas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), do Hospital Alberto Lima (Amapá), do Hospital de Base (DF) e do Hospital Universitário Gafreè e Guinle (UFRJ). No HUJBB, há o apoio da Unidade de Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo e da Unidade do Sistema Respiratório.

“Além de uma integração entre diversas instituições, representa também o esforço e a integração de três serviços do Hospital Barros Barreto, o que beneficia a formação dos profissionais e a qualidade do atendimento aos pacientes”, afirma o professor e cirurgião Ajalce Janahú, que integra a coordenação do evento.

Texto: Paola Caracciolo - Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh
Foto: Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh