Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA é a universidade paraense com o melhor desempenho no Enade 2019

UFPA é a universidade paraense com o melhor desempenho no Enade 2019

• Publicado: Quarta, 21 de Outubro de 2020, 18h56

Pórtico Principal da UFPA Foto Alexandre Moraes 1

A Universidade Federal do Pará (UFPA) foi a universidade paraense que obteve o maior número de cursos bem avaliados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), edição 2019, incluindo Fisioterapia, do Campus Belém, com conceito 5 (nota máxima). Outros 11 cursos avaliados receberam nota 4.

Nessa edição, foram avaliados 8.368 cursos de todo o Brasil. Fizeram a prova estudantes que estavam concluindo bacharelado nas áreas de engenharia, arquitetura e urbanismo, ciências agrárias, ciências da saúde e áreas afins e cursos superiores de tecnologia nas áreas de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e segurança.

Nas universidades públicas federais de todo o país, 24,1% dos cursos avaliados tiveram conceito máximo (5), e, entre as públicas estaduais, essa taxa foi de 16,7%. Nessas instituições, o índice de cursos com conceitos 1 e 2 foi, respectivamente, 5,4% e 11,3%.

O reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, diz que os resultados do Enade demonstram que as universidades federais são as melhores instituições do sistema brasileiro de educação superior e atestam, em particular, o salto qualitativo da UFPA. "Temos ainda muito para avançar, mas é inegável o sucesso acumulado nos últimos anos. Todas as pessoas  que contribuíram com esta nova conquista merecem o nosso reconhecimento, a nossa gratidão".

Confira o detalhamento da avaliação dos cursos da UFPA aqui

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes