Página inicial > Ultimas Notícias > Workshop sobre Fontes Renováveis de Energia e Nanotecnologia será on-line em 2020

• Publicado: Quinta, 22 de Outubro de 2020, 15h00

WREN2020

Entre os dias 5 de novembro e 10 de dezembro, será realizada pelo Laboratório de Preparação e Computação de Nanomateriais (LPCN), da UFPA, a 10ª edição do Workshop sobre Fontes Renováveis de Energia e Nanotecnologia (WREN). Com o tema “Energias renováveis em tempos de pandemia”, o workshop tem o objetivo de reunir ideias e discutir temas sobre energia renovável, tendências e novos materiais que visem ao desenvolvimento sustentável em tempos de pandemia e pós-pandemia. O evento será virtual e inteiramente em inglês.

Segundo o professor titular Antonio Maia, coordenador do LPCN, o WREN é um espaço importante para discutir e difundir estudos sobre energias renováveis que podem substituir o petróleo. “Há a necessidade de se preparar, já que haverá um altíssimo stress social, econômico, urbanístico e tecnológico para a adaptação de novas energias na falta do petróleo, prevista para daqui a poucas décadas”.

Em sua primeira edição totalmente virtual, o professor acredita que o principal desafio é realizar um evento sem as dificuldades apresentadas em outras transmissões acadêmicas. “A desvantagem principal é a falta da proximidade do ser humano, na facilidade de  perguntar diretamente, a possibilidade de fazer contato para perguntas técnicas mais demoradas e mais elaboradas e  de tentar um estágio de pesquisa no exterior ou no Brasil, e a vantagem é fazer um evento mais abrangente possível e seguro, sem o risco de se contaminar pelo vírus da Covid-19”.

O evento tem apoio da Associação Brasileira de Engenharia Química (ABEQ) e dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Naturais da Amazônia (Proderna), Ensino de Física (MNPEF) e Engenharia Química (PPGEQ), todos da UFPA, além do CNPq, da Capes e da UFPA.

Programação Durante os dias de programação, serão realizadas palestras sobre o desenvolvimento de novas fontes sustentáveis. O evento contará com uma palestra inicial do professor Antonio Maia Neto. Também participarão os professores Galo Carrillo Le Roux, da Escola Politécnica da USP, e presidente diretor da Associação Brasileira de Engenharia Química (ABEQ); Germano Tremiliosi, da USP de São Carlos; Marcelo Siqueira, da UNIFAP; Altem Pontes, da UEPA; Francisco Marques e Claudia Longo, da Unicamp.

Também foram confirmados participantes de outros países. Da Polônia, um dos maiores fotoquímico do mundo, professor Daniel Gryco, da Universidade de Varsóvia; Mark Symes, da Universidade de Glasgow, Escócia. Dos Estados Unidos, participarão as professoras Valentine Vullev, da Universidade de Riverside, e Eli Espinoza, da Universidade de Berkeley, e outros. A programação completa pode ser vista aqui.

Inscrições As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui. Todos podem se inscrever, vinculados ou não à universidade. Por conta da pandemia de Covid-19, não será realizada apresentação de pôsteres, apenas avaliação e publicação de abstracts aprovados. Será emitido certificado aos participantes.

Workshop sobre Fontes Renováveis de Energia e Nanotecnologia (WREN 2020)

Data: 5 de novembro a 10 e dezembro de 2020

Inscrições e mais informações: site do evento

Texto: Rafael Miyake - Assessoria de Comunicação da UFPA