Página inicial > Ultimas Notícias > Curso de Fisioterapia da UFPA obtém conceito máximo no Enade

Curso de Fisioterapia da UFPA obtém conceito máximo no Enade

• Publicado: Sexta, 23 de Outubro de 2020, 17h02

FFTO

O curso de Fisioterapia da Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (FFTO) da Universidade Federal do Pará (UFPA) obteve nota máxima no Exame Nacional de Avaliação de Desempenho (Enade) em 2019. A graduação foi implantada na Instituição em 2010 e já se consolidou como um dos cursos mais bem avaliados da Federal Paraense, pertencente ao Instituto de Ciências da Saúde (ICS).

"O conceito cinco obtido pelo curso traduz muito bem o empenho e dedicação de todos aqueles que integram a Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Os esforços são sempre colaborativos e mantemos um corpo docente alerta às necessidades e melhorias para um ensino cada vez mais qualificado, inclusivo, contextualizado e baseado em evidências científicas, do ponto de vista tanto pedagógico quanto técnico-científico", afirma a coordenação.

A FFTO é constituída por dois cursos de graduação, e isso requer um trabalho integrado e constante. A coordenação é formada por uma equipe que envolve os professores Marília Passos Magno e Silva, diretora da Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional; Otavio Augusto de Araújo Folha, vice-diretor; e Suellen Alessandra Soares de Moraes, coordenadora do curso de Fisioterapia.

Para eles, a boa avaliação do curso está relacionada com o desempenho e o grau de envolvimento de seus alunos.  Por outro lado, esse desempenho é resultado do trabalho coletivo de muitas pessoas comprometidas com a faculdade, com o instituto e com a UFPA. "Nossos alunos são dedicados; nosso corpo docente extremamente competente e em busca da ciência e de métodos inovadores e eficazes de ensino; e nosso corpo técnico-administrativo é engajado com a formação e o suporte aos nossos alunos. Nada supera a capacidade do ser humano de construção em busca de um objetivo comum, que, no nosso caso, é o ensino público de qualidade", afirma a diretora Marília Magno.

A equipe de gestão revela que tem buscado obter recursos internos e externos à UFPA para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão por meio de editais e programas de qualificação. Este esforço tem se traduzido em bolsas de estudo, financiamento para projetos e melhorias na infraestrutura, nos equipamentos e materiais disponíveis na faculdade. Um exemplo é a participação da subunidade nos editais Labinfra e  PGRAD-GestQuali, que são ações estratégicas da gestão superior da UFPA para qualificação dos cursos de graduação.

"Destacamos também que o Projeto Pedagógico do Curso de Fisioterapia é inovador e baseado em metodologias ativas. Além disso, buscamos aprimorar anualmente os conhecimentos do nosso corpo docente e técnico-administrativo para melhorias do processo de ensino-aprendizagem através de oficinas e cursos", afirmam os professores. Como um dos pontos de destaque, a equipe ressalta a participação discente nos espaços propositivos, consultivos e deliberativos da faculdade. "Isso favorece um compartilhamento de experiências e perspectivas entre a comunidade acadêmica que, por vez, favorece uma busca por uma formação profissional qualificada e engajada".

Os processos avaliativos são importantes porque produzem indicadores para o aperfeiçoamento contínuo do ensino superior. Assim, o Enade é um instrumento relevante para saber como está o andamento do curso quando se trata de um país com dimensões continentais como o Brasil e, por conseguinte, com uma grande quantidade de cursos de nível superior. O conceito final do Enade é uma rede complexa de pontuação que abrange não apenas a prova que o aluno realiza, mas também fatores como: a infraestrutura e as instalações físicas da Instituição; a organização didático-pedagógica do curso; a oportunidade de ampliação da formação acadêmico-profissional através de pesquisa, extensão, monitoria; entre outros. Desse modo, receber um conceito máximo nesse processo avaliativo indica um caminho assertivo em relação à formação em Fisioterapia na UFPA.

Texto: Jéssica Souza - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Divulgação FFTO