Página inicial > Ultimas Notícias > Últimos dias para inscrições nos cursos de Mestrado e Doutorado em Comunicação

Últimos dias para inscrições nos cursos de Mestrado e Doutorado em Comunicação

• Publicado: Sexta, 23 de Outubro de 2020, 17h27

Mestrado e Doutorado Inscrições Abertas 09

Os cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM), da Universidade Federal do Pará (UFPA), estão com inscrições abertas para as turmas de 2021. As inscrições se encerram no dia 30 de outubro para o Mestrado e em  13 de novembro para o Doutorado. Em 2020, por conta da pandemia do novo coronavírus e das crises sanitária, econômica e social do país, as inscrições ao processo seletivo serão gratuitas, e as etapas serão realizadas on-line.

Para o Mestrado, são ofertadas 23 vagas, sendo três reservadas para pessoas autodeclaradas pretas ou pardas; uma, reservada para pessoa indígena e seis vagas especiais que contemplam: uma vaga para pessoa com deficiência, quatro vagas em adesão ao Programa de Apoio à Qualificação de Servidores Docentes e Técnico-Administrativos, voltado a servidores públicos da UFPA, e uma vaga para candidato selecionado pelo Programa de Alianças para a Educação e Capacitação (PAEC-OEA).

Para o Doutorado, são ofertadas 15 vagas, sendo três vagas reservadas para políticas afirmativas: uma para pessoa autodeclarada preta, uma para pessoa indígena e uma para pessoa com deficiência. Do total, também há quatro vagas ofertadas em adesão ao Programa de Apoio à Qualificação de Servidores Docentes e Técnico-Administrativos (PADT/PROPESP), voltado a servidores públicos da UFPA.

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela plataforma do SIGAA-UFPA. A íntegra dos editais e o link de inscrição estão disponíveis no site do PPGCOM-UFPA.

Em razão da pandemia do novo coronavírus e das medidas de segurança e prevenção à contaminação, as etapas dos processos seletivos serão realizadas a distância, de forma on-line. As arguições orais serão realizadas em salas virtuais, com presença restrita aos docentes avaliadores do PPGCOM-UFPA e de cada candidato e candidata, seguindo cronograma específico.

Também por causa da pandemia e da consequente suspensão da oferta de exames de proficiência em língua estrangeira, candidatos e candidatas que porventura não apresentem esses certificados poderão entregá-los posteriormente. Para o Mestrado, exige-se que candidatos e candidatas tenham proficiência em uma língua estrangeira. O prazo de apresentação da proficiência para mestrandas e mestrandos será de até um ano após ingresso no programa. Para o Doutorado, exige-se duas línguas estrangeiras, e o prazo é de dois anos.

Para o vice-coordenador do PPGCOM-UFPA, os processos seletivos para as turmas de Mestrado e de Doutorado foram adaptados pelo Colegiado para buscar corresponder à realidade da crise sanitária e de suas consequências. "A gratuidade das inscrições, a realização dos exames a distância e a possibilidade de apresentação posterior dos certificados de língua estrangeira foram medidas pactuadas também como estratégia para garantir a ampla participação de candidatos e candidatas, inclusive de outros estados", explica o professor Leandro Lage.

O PPGCOM é organizado em duas linhas de pesquisa, para as quais candidatos e candidatas devem se inscrever e indicar orientadores e orientadoras pretendidos. Os modelos de planos (Mestrado) e projetos (Doutorado) de pesquisa estão anexos aos editais.

"Além disso, é importante o cuidado nos momentos da organização dos documentos em um único arquivo, da inserção de dados na plataforma de inscrição e da confirmação de envio", detalha o vice-coordenador do PPGCOM-UFPA.

Quaisquer dúvidas sobre o processo seletivo poderão ser encaminhadas à Secretaria do PPGCOM, para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Texto e arte: Divulgação PPGCOM