Página inicial > Ultimas Notícias > Evento promove debate sobre os processos de pesquisa em Educação e Educação Física

• Publicado: Terça, 27 de Outubro de 2020, 18h02

CAE

Nos dias 28 e 29 de outubro, acontecerá, virtualmente, o III Seminário "Conversas com o CAÊ", sob o tema “Estagnação, avanços e retrocessos na pesquisa e intervenção em Educação e Educação Física”. O evento é gratuito e tem como público-alvo os estudantes de graduação e pós-graduação, professores da educação básica e do ensino superior e pesquisadores das áreas da Educação e Educação Física. A programação será transmitida pelo canal do CAE/UFPA na plataforma YouTube. Para se inscrever, acesse aqui.

O Conversas com o CAÊ tem o objetivo de discutir o status atual das pesquisas e suas intervenções nos campos da Educação e Educação Física, a fim de encontrar alternativas para corrigir as limitações e potencializar avanços nestas áreas.

“Educação e Educação Física são campos que, nas últimas duas décadas, cresceram bastante em termos de quantidade de programas de pós-graduação e, portanto, cresceram em termos de pesquisa e produção acadêmica. Eventualmente, faz-se necessário nos perguntarmos no que esse status de crescimento tem ajudado, efetivamente, os campos. Quando falamos em estagnação, avanços e retrocessos, são efeitos possíveis, que podem ou não estar ocorrendo na Educação e Educação Física”, explica o professor Carlos Nazareno, coordenador do CAE.

Por esta razão, segundo o docente, é necessário ampliar o debate, juntar experiências, pontos de vista e resultados de pesquisas, para ter uma ideia de como os campos de estudo estão e como podem avançar, para contribuir para os sujeitos que precisam ser beneficiados pelas pesquisas e intervenções. O evento é organizado pelo Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física (CAE), vinculado ao Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará (ICED/UFPA).

Programação – A programação contará com mesas-redondas, com a participação de professores e pesquisadores da UFPA  e de outras universidades, como a Estadual do Pará (UEPA), a Federal do Oeste do Pará (UFOPA), a Federal do Espírito Santo (UFES), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade de São Paulo (USP). Haverá também uma programação cultural ao fim do primeiro dia e sorteio de brindes no encerramento do evento.

“Como se vê, é um evento de conversas, no qual se pretende diagnosticar conjuntamente e propor soluções para os problemas, a fim de superarmos as limitações e avançarmos, a partir das boas experiências”, reitera.

Formato virtual - Apesar da preferência dos organizadores pela realização do evento presencialmente, foi adotado o formato virtual, por conta do cenário atual da pandemia de Covid-19. Entre os desafios de realizar um evento on-line, de acordo com o professor Carlos Nazareno, está o de conseguir potencializar as discussões entre participantes e convidados por meio das plataformas; mobilizar participantes em tempos de grande oferta de lives e oferecer dinâmicas de qualidade diante das restrições tecnológicas.

“Em termos de vantagens, podemos mencionar a possibilidade de contarmos com convidados com os quais não teríamos condições de contar no formato presencial. Isso porque, sendo um evento de grupo de pesquisa, as condições de financiamento são restritas. O formato on-line permitiu que fossem agregados mais convidados externos à cidade, e isso é muito bom”, finaliza.

III Seminário "Conversas com o CAÊ"

Data: 28 e 29 de outubro, virtualmente.

Inscrições gratuitas e com direito a certificado de participação, aqui.

Local das transmissões: canal do CAE/UFPA na plataforma YouTube.

Mais informações podem ser consultadas no site do evento.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA