Página inicial > Ultimas Notícias > Seminário de Turismo irá debater a importância do turismo rural para o desenvolvimento local

• Publicado: Quarta, 28 de Outubro de 2020, 15h29

Turismo em debate

Todos os anos, a Organização Mundial de Turismo elege uma temática para ser debatida pelos profissinais da área. Este ano, "Turismo e Desenvolvimento Rural" foi o tema que o Escritório Modelo de Práticas Acadêmicas em Turismo (Empactur/Factur) definiu como norteador para o XII Seminário Turismo em Debate Virtual. O intuito do evento é discutir e socializar a importância do turismo rural para descentralizar as políticas dos principais centros urbanos, no contexto regional e nacional. O seminário ocorrerá nos dias 18 e 19 de novembro, no Facebook e no Instagram do Empactur, e as inscrições e submissão de trabalhos podem ser feitas aqui.

De acordo com a professora Silvia Cruz, as discussões que irão ocorrer no evento objetivam oportunizar reflexões sobre as áreas rurais que podem potencializar seus recursos com vistas a integrá-los como atrativos turísticos, nas rotas de turismo rural, tanto nacional como internacional, com protagonismo das populações locais, visto que esse segmento possibilita experiências únicas, vividas na construção da relação entre visitante e visitado

"É importante para cidades amazônicas, principalmente os territórios rurais, que são vastos, formados por um conjunto de valores culturais, recursos naturais e simbólicos, extremamente ricos em tradições, biodiversidade ou por todo corolário histórico e social acumulado há milhões de anos. Possibilitar conhecimentos nesta tríade Turismo, Desenvolvimento e Rural poderá subsidiar essas populações em conhecer um outro segmentos do turismo, que é o turismo rural, o qual potencializa a vivência nesses territórios, sem superficializar os recursos, mas vivê-los "in natura", sem grandes arranjos mercadológicos", explica a professora Silvia Cruz, coordenadora do Empactur.

Segundo a professora, é importante tornar o Turismo Rural uma possibilidade de desenvolvimento na Amazônia, principalmente porque ainda não é uma realidade na região, mas apresenta valiosos recursos para isso, principalmente com o protagonismo das populações locais.

Critérios - Os trabalhos podem ser apresentados seguindo a temática dos GTs: Turismo rural como alternativa de renda à agricultura familiar; Turismo rural e Mercado; Turismo e desenvolvimento rural; Processo turístico no espaço rural: impactos e planejamento.

Serão aceitos resumos com até 03 autores (artigo elaborado por estudantes de graduação, acompanhado de um orientador). É obrigatório que um dos autores esteja inscrito e presente durante o evento. Cada autor só poderá apresentar até dois trabalhos seja como autor principal, seja como coautor.

No dia da apresentação dos resumos, o tempo de apresentação será, no máximo, de 15 (quinze) minutos; o participante deve providenciar o equipamento para apresentação assim como a Rede de internet, os quais ficarão sob a responsabilidade dos autores. Para a apresentação, seguir o modelo de Slide, formato Powerpoint.

Inscrições e submissão - As inscrições e a submissão de trabalhos podem ser feitas aqui, até o dia 6 de novembro. Para participar, é preciso seguir as Facebook para apresentações. O evento de 2020 será no formato virtual e não terá cobrança de taxas de inscrição. O resultado dos trabalhos aprovados será no dia 13 de novembro.

"O evento é voltado para estudantes, professores, pesquisadores, empresários e para o público interessado na temática. A nossa expectativa é que não apenas os turismólogos mas também os profissionais de áreas que pensem o Turismo Rural possam contribuir com as discussões e, a partir daí, também contribuir com a formulação de políticas públicas de Turismo Rural na Amazônia", afirma a professora Silvia Cruz.

A programação será desenvolvida por meio de conferências, palestras e apresentações de trabalhos, com transmissão on-line, por meio das mídias sociais do Empactur.

XII Seminário Turismo em Debate Virtual: “Turismo e Desenvolvimento Rural”

Prazo de submissão: até o dia 6 de novembro.

Link para inscrição e Edital.

Data do evento: 18 e 19 de novembro de 2020

Local: Facebook e Instagram do Empactur